Já imaginou como é ser “Nuvinha” no Nubank?

Evellyn Santos
Designing Nubank
Published in
5 min readSep 14, 2021

--

Olá! Me chamo Evellyn, tenho 19 anos, sou estudante de Produção Multimídia e estou no Nubank há três meses. Como chamamos aqui no Nubank, a “Nuvinha” do time de Content Design.

Para você que está se perguntando o que é Content Design, vou dar uma breve explicação. Nós somos responsáveis por uma série de funções de melhoria da leiturabilidade e compreensão, como por exemplo, mapear e analisar o problema, se questionar e gerar experiências de narrativa coesas. Para enfim entregar a solução, porém nossa missão não acaba por aqui.

Após a entrega, ainda analisamos e observamos o impacto que aquela mudança teve. Até porque, essa última etapa é o resultado de um processo que acompanhamos desde o início. Os impactos geram resultados, que devemos documentar e auditar.

Bom, agora que vocês conhecem um pouco sobre a área explicarei como vim parar aqui. Desde muito nova, já desenhava, cresci pensando em seguir uma carreira que fosse ligada a essa habilidade. Com isso, conheci o design e busquei cursos na área.

Com a Pandemia, tive que buscar algo mais fixo. E até consegui um trabalho, mas com o tempo senti que faltava um olhar para a diversidade. Comecei a atualizar o meu currículo e a melhorar o Linkedin, fazendo conexões e buscando empresas que me representassem. Até que finalmente tive a oportunidade de me candidatar ao Nubank.

Leia aqui como montar um bom currículo, dicas para melhorar a visibilidade do seu Linkedin e 16 sites para buscar emprego temporário

O processo seletivo

Quando me inscrevi já sentia que aqui era o meu lugar, o cuidado nas perguntas e explicações estava claro. Respondi a todos os questionários e algum tempo depois fui chamada para a primeira entrevista. Fui acolhida, me senti em uma conversa, não havia a grande pressão de uma entrevista. A ideia era transformar aquele momento em algo confortável e tranquilo. Com isso, foi mais propício na demonstração da minha comunicação e interesse, ou seja, minhas soft skills.

Aguardei, e logo mais, fui chamada para a segunda entrevista já com o time de Design. Conversamos sobre minha história e também perguntei um pouco mais sobre a experiência delas. Passaram-se duas semanas e fui oficialmente convidada a fazer parte dessa revolução que o Nubank faz para que as pessoas deem a volta por cima de suas finanças.

Compreenda o que são soft skills, veja também como se destacar em um processo seletivo e 56 expressões sobre dinheiro que só um brasileiro vai reconhecer.

Contato com a equipe e com a diversidade

Ao começar estava pronta para enfrentar novos desafios. Iniciamos com um treinamento voltado a cultura e boas práticas do Nubank, em que foi abordado um pouco de cada assunto, como uma introdução.

Após as primeiras semanas tive contato com o meu time, eles me receberam super bem. No início foi difícil acompanhar todos os nomes e termos utilizados na reunião, mas estou me adequando e compreendendo cada vez mais.

Algo que me deixa muito segura é saber que ao não compreender algo, me sinto confortável e livre para perguntar, seja via mensagem ou reunião. Em breve escreverei outro texto contando um pouco mais sobre o que aprendi com o time de Design.

Outro ponto legal a ser tratado, é a diversidade dentro dos times, com grupos de representatividade, como o NuBlacks. Essa iniciativa pode não parecer tão importante para algumas pessoas. Porém como mulher negra e LGBTQIA+ sinto a necessidade de estar em contato com pessoas dos mesmos grupos de diversidade, para me sentir mais acolhida.

Desde então participo dos grupos e das discussões para falar de pautas importantes e compreender mais sobre assuntos que ainda não conheço. Estando assim em constante aprendizado.

Leia mais sobre representatividade no Nubank em:
Diversidade racial no Nubank: o que fazemos — e porque isso ainda não é o bastante
A importância da liderança LGBTQIA+ nas empresas

Gestão e novos aprendizados

Assim como muitos dos meus amigos me perguntaram, a essa altura do texto você já deve estar com as mesmas dúvidas: “Como é sua experiência com a gestão? “Você já conhecia a área de Content Design?”.

Então vamos lá, começando pela gestão. Durante o treinamento eu e os novos Nubankers estávamos muito curiosos para conhecermos nossas áreas e gestores, até que esse momento finalmente chegou.

Ao saber que teria minha primeira reunião com a minha líder, fiquei imaginando muitas coisas, como a personalidade, forma de gestão e processo, entre outras perguntas.

Quando esse momento chegou fiquei muito animada com a pessoa que conheci, e soube que sem dúvidas iria enfrentar novos desafios, mas que teria ajuda. As mentorias ocorrem semanalmente, e a cada uma delas trabalhamos questões como desenvolvimento e feedback. O que é algo muito importante já que sou nova nesta disciplina.

Falando em desafio, quando cheguei não sabia muito sobre a profissão de Content Designer ou sobre a habilidade de UX Writing, mas sabia que parecia interessante. Já havia ouvido falar de UX (Experiência do Usuário), porém não havia tido a oportunidade de explorar o que era até então.

Com isso, comecei a buscar mais informações sobre essa habilidade e como desenvolvê-la. Observei também o dia a dia dos meus colegas de trabalho por reuniões, o que foi bom para me ambientar mais ao contexto de UX.

Quando me senti mais confiante sobre o funcionamento da empresa, minha líder buscou formas de me introduzir a matéria acompanhando meu tempo e processo. Até então já fui capaz de trabalhar com auditorias, desenvolvimento de textos e anotações de leituras importantes do Design.

As atividades que estou desenvolvendo me ajudam a criar uma visão mais crítica e clara sobre a área de Content Design. Além de trabalhar o meu desenvolvimento de forma prática.

Essa jornada me mostrou que a iniciação em uma carreira de Design pode ser desafiadora, mas com a gestão e referência certa, sem dúvidas esse processo se torna mais fácil. E isso me motiva a continuar aprendendo de forma gradual.

Hoje estou focada em me desenvolver para que um dia compreenda melhor a profissão de Content Designer. Resolvendo problemas por meio de conteúdo, guiando o usuário para que alcancem seus objetivos. Vejo essa etapa como um privilégio em minha aprendizagem e sei que se continuar também serei capaz de guiar usuários, assim como os incríveis Content Designers que tenho ao meu lado.

Saiba mais como funciona o processo de Design no Nubank aqui:
Por dentro do Nu: os princípios de design do Nubank

--

--