Validando suas idéias — De formulários as robôs digitais

Vivemos num mundo de moda, hoje em dia, aqui no Brasil, a moda ainda são os Apps. Essa moda, assim como qualquer outra, pode ser perigosa para as empresas.

Explico.

Quando temos uma idéia normalmente já imaginamos ela rodando e normalmente rodando como a moda atual. Isso não é de todo ruim, mas muitas vezes pode atrapalhar seu caminho, demorando mais pra produzir sua idéia, ou encarecendo um protótipo que muitas poderia ser de outro jeito.

É isso que queria explorar um pouco nesse post, novas tecnologias e/ou conceitos que podem ajudar você a escolher melhor como dar o primeiro passo.

O segredo é testar

Tive uma idéia

Pois é, a maneira mais simples de explicar o conceito MVP é, pense em como você pode validar sua idéia da maneira mais simples mas entregando valor para seu usuário e da maneira menos custosa possível pra você?

Você podia ir direto para apps, sites e outras coisas mais mas … será que isso é a maneira mais rápida de validar? Pode até ser, mas será que não temos outro caminho?

São tantos caminhos (e tecnologias), mas nem sempre você sabe que eles existem, aqui são alguns que trabalhamos diariamente:

  • Valide sua idéia com um pequeno número de pessoas, faça um pequeno formulário, entregue o valor através de email ou contato direto: 
    + Type Form
    + Google Forms
    + Survey Monkey
    Deu certo?
  • Aumente o número de pessoas e valide outras suposições com outro teste pequeno
    + Site no Wix
    + Site no Wordpress
    + Página no Facebook (ou Facebook Messenger)
    Agora sua validação já vai ter uma cara mais profissional, e já vai ter um ganho em escala. Funcionou?
  • Ganhe ainda mais escala, mas pense no público, certo:
    + Seu público vai usar frequentemente (muitas vezes por dia) e no celular? Talvez um App para Celular/Tablet seja o caminho …
    + Seu público não vai usar frequentemente? Que tal robôs inteligentes para conversas = os famosos ChatBots (para Facebook, Telegram, Whatsapp)
    + Ainda não conhece bem seu público ou acredita que eles usarão mais seus computadores? Crie um site personalizado, pode ser melhorando o anterior, colocando um design mais a sua cara, tudo pode ajudar nesse caso
    + Além desses ainda temos, equipamentos com IoT entre outras idéias

O mais importante é entender que seu negócio cresce a medida que você vai entendendo ele melhor, assim você gasta menos e atinge mais rápido seu sonho!

Que tal?


A Nucleo desenvolve idéias, seja fazendo um app, um site, um robô, mas sempre procurando entender o que você e sua idéia precisam de melhor para continuar caminhando.

Quando um ganha todos ganham.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.