O que sua empresa pode aprender com o Michael Jordan?

Igor Saraiva
Nugo Design
Published in
4 min readApr 18, 2019

A maioria das pessoas tenta em ser o melhor do time. Outros, como o Jordan, miram mais alto: ser o melhor do ESPORTE. Saiba o que a sua empresa pode aprender com um dos maiores (senão O MAIOR) jogadores de basquete de todos os tempos.

Vamos ao mindset da LENDA!

DICA 1: Atenção aos detalhes

"Foque nas pequenas coisas" dizia ele ao longo da carreira. "Eu sempre acreditei que pequenas coisas somam às grandes coisas. E além disso, poucas pessoas pensam nelas, então mais um motivo para eu me diferenciar".

Aqui na Nugo não é diferente. Transformamos uma das telas mais chatas de qualquer App em uma tela linda! E isso não vem de primeira. Essa tela foi feita e refeita pelo Rafael Vale talvez mais que 10x.

Nossa tela de dúvidas frequentes foi refeita mais que 10x pelo Rafael Vale.

DICA 2: Domine suas expectativas

"Você tem que ter expectativas sobre si mesmo antes que seja capaz de executá-las". Ou seja, o trabalho mental é parte do que fazemos. Se você não tem um plano para você mesmo, vai gastar uma tremenda energia e não vai chegar em lugar algum.

Aqui, deixamos muito claro como esperamos que cada profissional se desenvolva e quais são as expectativas e desejos de cada um. Por exemplo, num dos 1º dia de trabalho, o Igor Saraiva perguntou "O que gostaríamos de desenvolver? Algo que não somos tão bons ainda".

"No que você gostaria de ser bom e que ainda não é? Nós vamos treinar isso!" — Igor Saraiva

DICA 3: Não tenha medo de falhar

"Eu perdi mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi em torno de 300 partidas. Por 26 vezes, me deram a bola para fazer o arremesso do final da partida empatada e eu errei. Eu falhei e falhei durante minha vida toda. E é por isso que eu consegui".

Porra. O cara é foda! Não senta e reclama quando as coisas dão errado. Mas parece que na cultura corporativa, no primeiro erro o funcionário já é demitido ou recebe um puxão de orelha.

Como consequência, ele fica com medo de tentar algo que seja fora do seu controle, ou da sua zona de conforto. E quem perde com isso é o desempenho do próprio funcionário e, lógico, o da empresa.

Então, que tal parabenizar quem erra? Quebre esse paradigma!

Aqui na Nugo, fizemos mais de 500 telas para 1 único App. E não estamos satisfeitos ainda. Não que tenhamos errado, mas o que estamos fazendo é APRIMORANDO CADA VEZ MAIS.

E não tem ninguém chateado por isso. Acredite! Quanto mais fazemos, melhor ficamos.

DICA 4: Apenas tente e nunca desista

"Eu posso aceitar a falha. Todo mundo falha em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar" — Michael Jordan.

Ele foi cortado do time quando adolescente e nem por isso deixou de tentar. Aliás, passada a chateação, ele treinou mais duro, mais intenso e com mais frequência. Não, pera! Em outra entrevista, ele explica que usou as suas derrotas como motivação. Então, na verdade, ele USOU A CHATEAÇÃO como força motriz para treinar mais duro e intenso. E você? Faz isso na empresa?

Pois é isso que fazemos na Nugo. Cada tela que fazemos, é passível de ser refeita, refeita e refeita. Não adianta a gente se dar por satisfeito. Sempre tem algo para melhorar. Veja o exemplo da Tela do QRCode, que mudamos 5x apenas a mesma tela!

E que por sinal, já mudamos de novo (dessa vez, não mostraremos. Segredo!)

Apenas a tela do QRCode foi mudada 5x. E já mudamos mais 1x. Será que vem a 7ª aí?

DICA 5: Paixão

"Quando eu for velho e grisalho, eu não serei capaz de jogar, mas eu ainda amarei o jogo!" disse ele uma vez.

Essa é a parada. Fazer algo com paixão.

Daí vem onde a maioria se perde… Muitos ainda não encontraram sua paixão. Nossa dica é: "NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ FAÇA, faça com paixão".

Isso depende de muito auto-controle mental e esforço. Uma sugestão é o MINDFULNESS. Vários profissionais do nosso time na Nugo, são adeptos da Meditação e das técnicas do Mindfulness (tem vários apps bom pra isso!).

Acho que vale dizer uma coisa que sempre repetimos:

"Tenha paixão pelo problema, não pela solução".

Trabalho duro, refação sem chateção e acima de tudo: PAIXÃO.

E você? O que acha?

--

--

Igor Saraiva
Nugo Design

Design Director na Fjord Brasil (Accenture). Palestrante de Futurismo e Inovação. Desenha & Escreve pra explicar pra si mesmo.