Por que imprimimos todas as telas do nosso App?

Igor Saraiva
Nugo Design
Published in
4 min readMay 4, 2019

Os 5 benefícios de converter um design digital em impresso.

Rafael Vale cortando centenas de telas

Se tem uma coisa que todo designer precisa saber é que não existe essa diferenciação entre designer de interfaces e designer gráfico. Academicamente falando, somos todos designers.

E um bom designer, seja ele especializado em mobile, UI, UX, branding ou qualquer outra vertente, precisa ter sempre a VISÃO MACRO do seu projeto.

Por isso, imprimimos nossas telas mobile. Sim, antes que você pergunte, TODAS ELAS.

Então, o primeiro dos benefícios é:

1. Visão Macro do Projeto

Logo depois que as telas são impressas, a gente cola todas elas na parede como se fosse a visão que temos dos artboards no Sketch. Daí você pode achar que isso é redundante, mas na verdade, não é.

Com as telas na parede, podemos dar uns passos para trás e observar o todo, compreender a magnitude ou complexidade do que estamos criando.

Podemos observar se estamos sendo prolixos em alguns pontos ou sucinto demais em outros. Podemos ver se o cadastro é longo demais se for comparado com outra área e, caso seja, tomar a decisão de distribuí-lo em pequenas etapas.

Fun fact: chamamos a visão macro de Snorkeling, por causa da visão ampla que o mergulhador tem quando está na superfície.

2. Visão Detalhada do Projeto

Pode parecer contraditório ou antagônico ao item anterior, mas com todas as telas impressas, podemos ter a visão detalhada do projeto Mobile (ou web).

De certa forma, podemos observar rapidamente e ver se todos os pop up alerts estão com a mesma identidade visual ou se um texto que deveria estar igual em algumas telas possui alguma diferença.

Fun fact 2: analogamente, chamamos a visão detalhada de escafandro, quando aprofundamos em algo ou estamos no famoso deep dive.

Benefício de observar detalhes quando as telas estão impressas.

3. Priorizar Funcionalidades

O terceiro benefício é excelente quando estamos pensando na experiência do usuário. Com as telas todas na parede, conseguimos perceber facilmente que algumas funcionalidades precisam de muito mais destaque do que demos.

Isso é muito comum em todos os projetos e bem conhecido por diveersos designers. Acontece, porque ao se construir centenas de outras telas, aquela funcionalidade acaba sendo empurrada para 'dentro' do App.

Nós, por exemplo, descobrimos que Bloquear Cartão Perdido, por exemplo, poderia estar num lugar onde tivesse mais coerência com o contexto e mais próxima do mindset do usuário.

Rafael Vale estudando a hierarquia das informações desenhadas.

4. Subtrair, Consolidar ou Redistribuir Fluxos

Esse é um dos nossos preferidos. A possibilidade de re-organizar os fluxos ou de redistribui-los em outras áreas do App. A possibilidade de diminuir fluxos ou de juntar vários deles em um só.

Só esse benefício, vale o trabalhão de cortar e montar tudo na parede!

Normalmente, nós colocamos todas as telas impressas lado a lado como se elas formassem um fluxo contínuo de interação. Na maioria das vezes, nós designers, fazemos os Sunny Days, ou seja, o caminho padrão do usuário. Internamente, chamamos eles de Caminho Feliz.

Mas o fato delas estarem impressas nos permite observar SE esquecemos de desenhar os Rainy Days, que são os fluxos de exceção ou alternativos.

E meu amigo, vou te contar: como isso faz diferença! Prever casos de exceção faz com que o seu projeto esteja User Proof, isto é, preparado para que o usuário tome as decisões que quiser a qualquer momento, e não quando achamos que ele vai tomar.

5. Esclarecimento do Conceito

Por fim, mas não menos importante, com as telas impressas o time de design consegue esclarecer o projeto inteiro para o time de engenheiros e programadores da forma mais didática possível: a visual.

Esse processo facilita a compreensão do projeto como um TODO para profissionais não tão imaginativos quanto os designers.

Outros times da empresa também se beneficiam dessa metodologia de imprimir as telas, como o time de Marketing, que contribui com o conceito geral do produto; o time de Atendimento, que auxilia com ideias e sugestões de funcionalidades; o time de Operações que readequa o pipeline de alocação e deadlines.

Foco e Concentração do Igor Saraiva no recorte das telas.

E você? O que acha de imprimir as telas?

Deixe sua opinião ou metodologias nos comentários.

--

--

Igor Saraiva
Nugo Design

Design Director na Fjord Brasil (Accenture). Palestrante de Futurismo e Inovação. Desenha & Escreve pra explicar pra si mesmo.