OS ESPECIALISTAS

Mandé Malé
Nulitania
Published in
5 min readSep 6, 2019

“Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação.”

— Michel Foucault

A Cem anos atrás, um anão dedicado poderia forjar um machado em paz durante uma ou duas semanas, com cuidado, ritos de respeito e dedicação aos seus antepassados, apliques de ourivesaria, uma cerimônia de presenteá-lo a quem o encomendou, diante de todo um salão no subsolo. E então, marchar montado em um javali de combate para a guerra. Hoje, uma fábrica Tárdica de Rifles em alguns dias pode armar um pequeno exército capaz de matar com o simples movimento de um dedo no gatilho. O Ferreiro das artes ancestrais era capaz de construir vários tipos de ferramenta com seus dotes. O operário da fábrica, apenas uma. E a vantagem, infelizmente, é dele. Assim é a modernidade.

Afinal, a modernidade une os homens. Ao mesmo tempo em que constrói barreiras insuperáveis entre eles. Os faz comungar em cidades, telecomunicações, fábricas — ruas como veias bombeando o sangue dos trabalhadores pelo corpo da metrópole . Mas a modernidade os separa em países, classes, tribos urbanas, bairros, times, gangues, facções. Operários e patrões. Country-Clubs e o puteiro da esquina. A igreja dos cidadãos de bem e a bruxaria nas macumbas de subúrbio. A fome e a opulência. A ignorância e o saber.

Os especialistas estão aqui: onde está o saber. Ou acolá: onde se faz necessário levá-lo. Os especialistas atravessaram as muralhas da perplexidade que se erguem no mundo moderno. Eles dominam a complexidade do novo mundo. A desafiam. A contornam. Eles aprendem, subvertem, inventam. O curioso sabe montar e desmontar uma máquina com uma peça. O Especialista saber dizer porquê a máquina precisa da peça. E talvez criar uma máquina melhor.

Especialistas são uma classe discreta entre os aventureiros. Lutadores vão afrente. O assassino furtivo espreita nas sombras. O sobrevivente monta guarda, segura a posição. O conspirador nada mais faz que falar, nos entreatos da batalha. E o especialista talvez não mostre seu brilho em combate direto ou ação rápida: O talento do especialista é saber o que ninguém sabe, ver o que ninguém vê, fazer o que ninguém faz.

O Especialista pode ser um médico da mais alta corte, um bandido refinando drogas em um laboratório nas madrugadas, um professor em uma escola noturna de um bairro pobre, um detetive particular, ou um sofisticado monge de uma ordem erudita. Qualquer que seja sua origem social, posição política, crença, o Especialista é um detentor do saber em um ou mais assuntos chaves.

A posição do Especialista em um grupo de aventureiros é flexível. O mesmo especialista pode curar os feridos, rastejar por uma masmorra desarmando armadilhas, cuidar de iterações sociais complexas, investigar um crime de quarto fechado.

D12 Currículos para especialistas

  1. Ex-professor de química, refina drogas para o cartel halfling do norte.
  2. Médico expulso da faculdade por prática de abortos , trabalha para feministas.
  3. Dominatrix da mansão do Prazer secreto Goblin versada em interrogatório, tortura, castração e mutilação.
  4. Jornalista independente, perito em escutas de interceptação de rádio-amador.
  5. Arqueólogo a serviço da Corporação da Longa distância
  6. Mestre da cerimônia do chá de dia, a noite, especialista em venenos exóticos.
  7. Burocrata da administração de uma cidadela Goblin
  8. Engenheiro frustrado, ocultista de algum renome.
  9. Infiltrador e sabotador de uma guerrilha separatista.
  10. Técnico militar de telecomunicações
  11. Engenheiro-químico auxiliar de uma indústria tarda de explosivos.
  12. Psiquiatra do manicômio distrital de Claustroburgo.

SISTEMAS PARA ESPECIALISTAS

Em Nulitânia usamos os especialistas exatamente como descritos abaixo

Atributos-chave: Inteligência e Destreza. Dados de Vida: 1d4/Nível

TABELA-BASE

1O Especialista ganha vantagem automática em testes ligados a sua Profissão inicial.

2 Cada Especialista tem um conjunto de habilidades especiais, as Perícias. São tarefas complexas, que requerem treinamento. Cada perícia é definida por uma frase curta, criada pelo jogador e aprovada pelo mestre: “Médico de Campanha”. “Engenheiro de telecomunicações”. “mecânico de maquinaria pesada”. As frases afirmam a capacidade e treinamento neste assunto. Cada vez que o personagem rolar um teste dentro das habilidades que sua perícia descreve, o mestre pode permitir que o jogador role um dado de bônus e some à rolagem. Este é chamado Dado de Perícia, e evolui por nível conforme a tabela-base da classe.

3 Um Especialista pode arriscar um Palpite num assunto dentro de sua perícia. Ele avisa ao mestre que fará o palpite, e com isso diz uma frase simples, relacionada a sua expertise: “Ouvi falar que há uma lesma cujo musgo cura esta doença”. “Aposto que esta fuligem é do bairro do Carvoal”. “Esse metal deve ser da forja do prefeito”. Se o mestre aceitar, o Palpite é considerado uma verdade no mundo de jogo, e o jogador perde o dado bônus na perícia no qual fez o palpite. No início de dada sessão ou de um novo capítulo de jogo, o especialista ganha de volta o uso dos dados de perícia perdidos.

4 Todo o especialista tem uma Perícia predileta. Em sua Perícia Predileta, ele pode usar seu dado de perícia como se fosse um passo a frente na sequência (D4, D6, D8, D10, D12, 2d6). Assim, um especialista de décimo nível pode somar D12 ao invés de D10 em suas rolagens de Perícia Predileta.

5 Um Especialista pode realizar uma ação de aconselhamento à outro protagonista. Isto significa que o protagonista ajudado pode re-rolar um ou mais testes por uma cena sem aumentar seu Risco. O Especialista precisa rolar ter seu dado de perícia e tirar 4 ou mais para aconselhar de forma efetiva um outro protagonista. Rolando 5 ou mais, ele pode aconselhar um grupo de pessoas igual a sua inteligência.

6 Um Especialista sabe usar todas as armas modernas, punhais, espadas de esgrima, armaduras leves. Um especialista capaz de criar uma arma ou armadura é automaticamente apto a usar aquilo que criou.

Baixe o Panfleto para os Jogadores de Nulitânia com um sumário das regras do jogo neste link.

Esta, como as outras classes que estamos apresentando, é uma versão de Playtest. As regras aqui apresentadas podem variar ou ser suprimidas nas edições futuras.

--

--

Mandé Malé
Nulitania

Eu escrevo fantasia por que a realidade é ainda mais estranha do que a Ficção.