Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
2 min readNov 8, 2018

--

13º salário: 5 dicas para usar primeira parcela com sabedoria

Nada de sair gastando essa grana sem planejamento! Se você usar seu 13º com sabedoria, ele renderá muito mais. Veja algumas dicas valiosas.

O fim do ano é cheio de pequenas alegrias — luzes de Natal, festas e, claro, o 13º salário. Quando a primeira parcela cai na conta, a vontade pode até ser sair gastando, mas, acredite: existem diversas maneiras de usar essa grana conscientemente. Listamos algumas a seguir.

1. Quite dívidas

Se você tem algum débito pendente, não pense duas vezes: use essa grana para quitá-lo. Dê prioridade para as dívidas com taxas de juros maiores, como as do cheque especial e cartão de crédito. Mas nada de pagar sem negociar, ok? “Converse com o gerente do banco para conseguir um desconto nas parcelas ou até mesmo redução na taxa de juros. Se você puder pagar à vista, a dívida pode ficar menor ainda”, ensina Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

2. Prepare-se para as contas de início de ano

Como se não bastassem o IPTU e IPVA, quem tem filhos ainda precisará se preparar para desembolsar uma grana em material escolar, uniforme e matrícula, caso eles estudem em escola particular. Ao pagar estas despesas à vista, você pode conseguir um bom desconto. Vale a pena separar o 13º salário para este fim!

3. Construa uma reserva financeira

Ter um dinheiro guardado para emergências, como uma geladeira quebrada ou infiltração no telhado, é fundamental para não se endividar e garantir certa paz de espírito. Se você ainda não tem uma reserva financeira, trate de guardar o 13º salário para este fim. Se você já tem, por que não recheá-la um pouco mais?

4. Aplique esse dinheiro

Caso você já tenha uma reserva financeira bem estruturada, faça essa grana render para outros fins. Os investimentos escolhidos dependerão da quantidade de recursos que você tem, seu perfil de investidor, quanto tempo o dinheiro poderá ficar rendendo e seus objetivos. Confira aqui algumas opções.

5. Invista em você mesmo

Cursos para aprimoramento pessoal e profissional são investimentos com retornos reais, seja para sua carreira ou mesmo satisfação pessoal. Se você estiver livre de dívidas e com a reserva financeira, experimente usar uma parte do 13º para este fim.

--

--