Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readJan 24, 2019

--

4 dicas para deixar sua viagem de verão mais em conta

As férias no período do verão dão vontade de colocar o pé na estrada. Saiba o que colocar na ponta do lápis antes de fazer as malas.

O verão é a estação do ano mais esperada pela maioria da população. Com as temperaturas elevadas e as regiões litorâneas repletas de programações interessantes, fica difícil não sentir vontade de viajar. De um modo geral, viagens prolongadas ou para destinos muito requisitados nessa época do ano devem ser planejadas com bastante antecedência, justamente para suavizar os custos. No entanto, nem sempre é possível fazer um planejamento com tanta antecedência.

Sendo assim, para quem deixou a decisão da viagem para a última hora, listamos algumas dicas para que o passeio não fique muito pesado no bolso.

Fuja dos pacotes de viagem

Fechar um pacote em agências de viagens pode até ser cômodo, mas obviamente isso tem um custo. A comissão das agências costuma ser incluída no preço do pacote, ou seja, essa comodidade tem um preço. “A opção de escolher um pacote fechado para evitar trabalho pode ser tentadora, mas se você dedicar um tempo para pesquisar por conta própria, pode encontrar passagens por valores mais interessantes, em horários com demanda menor, além de hospedagens mais em conta”, ressalta Finn Kreuz, sócio do Numbrs, app europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Vale deixar o lembrete para buscar por recomendações na hora de reservar o local de hospedagem. Leia as avaliações de clientes anteriores nas redes sociais. Se possível, faça contato para tirar dúvidas antes de fechar as reservas.

Esqueça os presentinhos

Temos o hábito de voltar de viagens trazendo as famosas “lembrancinhas” para parentes, amigos e às vezes até para pessoas que não são próximas. Não é sem razão que as feiras de produtos típicos fazem tanto sucesso em cidades turísticas. O ponto é que na hora de colocar na ponta do lápis, os chaveiros, canetas, camisetas, ímãs de geladeira, canecas e afins podem abocanhar mais do que você esperava do orçamento. Corte os presentinhos da lista dessa vez e não se sinta culpado por isso: você merece aproveitar suas férias e seu dinheiro foi reservado para essa finalidade.

Defina seu roteiro de acordo com o seu orçamento

Ainda no período de planejamento do passeio, pesquise os passeios que te interessam e faça uma estimativa do quanto você imagina que irá gastar por dia. Paralelamente a essa estimativa, faça um raio-x das despesas que você teve com o pagamento de impostos recentemente, como IPVA, IPTU e matrícula escolar dos filhos. Vale acrescentar também nesse levantamento as despesas extras de fim de ano que ficaram para a fatura de cartão de crédito de janeiro. Com uma visão clara do quanto você gastou recentemente, o planejamento do seu roteiro será mais realista.

Considere destinos menos procurados

Ainda que você se cerque de cuidados para economizar sua viagem, os esforços não serão tão efetivos se você escolher um destino muito badalado. Afinal, estamos em período de alta temporada. Se o planejamento da sua viagem ficou para a última hora, nossa dica é aprofundar sua pesquisa e explorar destinos que são interessantes, mas que não recebem um volume tão grande de turistas nessa época do ano. Em um país com uma extensão territorial tão grande, não vão faltar opções de destino!

Calculadora em mãos, mala enxuta e boa viagem!

--

--