Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readMar 8, 2018

--

5 dicas para controlar seus gastos com mais eficiência

O primeiro passo é reconhecer que você tem tido problemas na hora de lidar com seu orçamento. Depois, basta organização e disciplina. Saiba mais!

A necessidade de manter seu orçamento sob controle é algo que você provavelmente já sabe. Agora, como fazer isso de um jeito eficiente e sustentável? Afinal, de nada adianta começar a cuidar das finanças, mas logo deixar a disciplina de lado. Existem cinco passos que você pode tomar ainda hoje para assumir o controle do seu dinheiro e realizar seus sonhos. Saiba quais são a seguir.

1) Reconheça o problema

Não há nenhum problema em admitir que seu controle de gastos não tem sido tão eficiente. “Apenas essa consciência lhe permitirá abrir-se à ajuda e novos conhecimentos”, ensina Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal. Assuma o compromisso de começar a organizar sua vida financeira agora!

2) Anote suas despesas e ganhos

Há quem prefira fazer isso no bom e velho caderninho, mas há diversas alternativas mais modernas e práticas, como aplicativos e planilhas, para facilitar a tarefa. Comece anotando todas suas fontes de renda — incluindo salário, freelas etc.

Depois, liste as despesas. Aqui, você pode usar o método 50/30/20. Nele, 50% da sua renda líquida vai para contas essenciais — como alimentação, moradia, transporte, telefone, saúde, internet e outros itens considerados fundamentais para a manutenção do padrão de vida –, 30% para os supérfluos — lazer, compras, saídas, hobbies etc. — e 20% para o futuro — o que inclui investimentos, aposentadoria e o dinheiro necessário para realizar um sonho, como comprar um carro ou a casa própria.

3) Verifique onde há margem para cortes

Com essas informações diante dos olhos, será mais fácil avaliar quais gastos poderiam ser cortados ou reduzidos. Às vezes, aquele pacote de celular pós-pago está sendo subaproveitado e pode ser enxugado. Ou o cartão de crédito está com a anuidade alta demais e pode ser substituído por outro mais vantajoso. Pense nestes cortes de forma crítica.

4) Fique de olho nos seus objetivos

Identificá-los ajudará você a guiar suas atitudes em relação ao seu dinheiro — afinal, só assim será possível descobrir quais são suas prioridades financeiras. Por exemplo, se você está com dívidas, a prioridade deve ser quitá-las.

Se estiver sem pendências, hora de pensar nos sonhos e metas de curto, médio e longo prazo. Lembre-se de guardar 20% da renda líquida para este fim.

5) Crie um plano de ação

Agora que você tem informações suficientes para se organizar, hora de agir. Se o objetivo for quitar as dívidas, por exemplo, reserve 30% da sua renda líquida para este fim e deixe 50% para os itens essenciais e 20% para os supérfluos.

Se você ainda não guarda dinheiro, foque nos seus objetivos — com isso, será mais fácil manter a disciplina de poupar. Tudo bem começar aos poucos, basta ir aumentando o valor com o tempo. Se você já guarda parte do dinheiro que ganha, pense em como investi-lo para garantir os melhores rendimentos dentro de seu perfil de investidor.

--

--