Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readJul 5, 2018

--

5 dicas para juntar dinheiro para uma grande viagem

Para que a viagem dos sonhos não se torne um pesadelo financeiro, é fundamental se programar com antecedência e fazer muita pesquisa.

Ao decidir fazer uma grande viagem, sempre nos perguntamos como conseguir juntar todo o dinheiro necessário para sair de férias sem criar dívidas. A situação piora um pouco para quem planeja viajar para fora do País, devido à instabilidade econômica do Brasil neste momento, além da valorização do dólar frente ao real. Para desembarcar no seu destino tão sonhado, é fundamental fazer um planejamento detalhado.

“Para que o momento de descanso não se torne um pesadelo com dívidas acumuladas, programe-se com antecedência. Ao saber para onde quer ir e o quanto pode gastar, é possível se adiantar em alguns gastos e procurar por promoções no seu destino, por exemplo. Tendo em vista a alta do dólar, por exemplo, vale a pena revisar o roteiro da viagem e substituir alguns passeios pagos por outras atrações gratuitas”, comenta Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

1 — Planeje a viagem para a baixa temporada

Para que a viagem não saia do seu orçamento, o cuidado com a data é muito importante. As variações de preço podem ser muito significativas. Se não estiver buscando o agito de alta temporada, você pode cortar seus custos pela metade, dependendo do destino.

2 — Junte dinheiro com antecedência

Não deixe para juntar dinheiro de última hora! Ter alguns meses para se planejar te ajudará a poupar aos poucos, sem prejudicar o seu orçamento atual. Escolha um investimento com boa liquidez para aplicar o dinheiro que estiver economizando para a viagem, assim você consegue um dinheirinho extra ao fazer o resgate das economias.

3 — Procure por passagens baratas e utilize milhas

Muita gente que tem cartão de crédito não utiliza os programas de milhas. Pois saiba que é possível comprar uma passagem apenas com as milhas ou utilizá-las para pagar parte do valor e completar com dinheiro. Se você ainda não participa de nenhum programa de milhas, consulte a operadora do seu cartão de crédito.

Outra dica é utilizar alguns aplicativos e sites que procuram pela passagem mais barata. Alguns deles emitem alertas quando o preço abaixa e te mostram as rotas mais em conta.

4 — Cuidado com o valor do dólar

Se as tão sonhadas férias estão chegando e você conseguiu se planejar para visitar uma praia do Caribe ou brincar nos parques temáticos em Orlando, é melhor ficar atento com o valor do dólar. Talvez esse não seja o melhor momento para fazer uma viagem internacional devido à oscilação da moeda. Para poupar o seu bolso neste momento, escolha um destino onde o real seja mais valorizado ou mesmo para dentro do País.

Agora, se a viagem já estiver marcada e você não consiga cancelá-la ou mudar os seus planos, será preciso buscar formas de tentar economizar e diminuir os custos na hora de comprar dólar. Para isso, esteja sempre de olho na cotação e escolha os dias em que o valor estiver mais baixo para comprar a moeda estrangeira. Além disso, compre aos poucos, pois é difícil prever o comportamento do câmbio.

5 — Fuja do cartão de crédito

Se ainda assim você decidiu fazer uma viagem internacional, fuja o máximo possível do cartão de crédito. Isso porque você só saberá o valor final da compra feita em uma moeda estrangeira no momento do fechamento da fatura. Ou seja, você corre o risco da cotação estar mais alta do que no dia da compra. Além disso, há a cobrança de 6,38% de IOF.

Uma opção caso você não queira utilizar o cartão de crédito são os cartões de crédito pré-pago. Mesmo que também ocorra a cobrança do IOF, o valor da moeda é definido no momento da compra.

--

--