5 dicas para renegociar o aluguel
Pesquisar sobre o valor de mercado e pagar o aluguel em dia são pontos que podem te ajudar nesse processo.
Morar de aluguel é a solução encontrada por muita gente que ainda não pode ter a casa própria, ou até para quem prefere não ficar no mesmo lugar por muito tempo. E saber renegociar o valor te ajudará a reduzir despesas que pesam no orçamento. É importante se preparar para este momento, que costuma acontecer na renovação contratual, e ficar de olho no IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), referência de mercado para balizar os reajustes de aluguel.
“O primeiro passo é analisar seu orçamento e calcular se o valor caberá no seu bolso. Com esse levantamento, você conseguirá saber quanto de desconto precisa para que o aluguel não seja um grande peso nas despesas fixas. Porém, se mesmo com o desconto não for possível pagar, pondere procurar outro imóvel que caiba na sua renda”, comenta Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.
Para te ajudar neste processo, trouxemos cinco dicas de como renegociar o aluguel. Confira!
1 — Pesquise valor de marcado
Antes de ir conversar com o proprietário ou imobiliária, é importante saber qual o valor praticado no mercado na região em que você está e se atualizar sobre a situação econômica do País. Assim, você terá subsídios para pedir de redução. Converse com amigos para saber quanto pagam, cheque com vizinhos e busque por sites especializados. Quando mais informações tiver, melhor será seu poder de convencimento.
2 — Se você é um bom pagador, use isso a seu favor
Use esse argumento no momento da negociação. Relembre o proprietário de que paga o aluguel sem atrasos e sem desculpas. Esse é o momento ideal para ressaltar como você cuida do imóvel. Lembre-o de que você se esforça para manter o lugar em ordem. Isso contará pontos!
3 — Seja honesto com o proprietário
Aqui não vale inventar uma história triste ou mirabolante para conseguir reduzir o valor do aluguel. E também não há necessidade de ameaçar o dono de que sairá da casa. Pratique a empatia e lembre-se de que a situação financeira do proprietário também pode não estar das melhores.
4 — Sugira um acordo temporário
Se você já utilizou todos os seus argumentos e mesmo assim o proprietário está irredutível, proponha um acordo temporário. Explique para ele suas condições financeiras, como pretende melhorá-las e use esse tempo extra para traçar sua estratégia. Se mesmo com corte de custos o aluguel ainda estiver caro, nesse intervalo você pode pesquisar outro imóvel.
5 — Registre tudo o que for combinado
Durante a renegociação, pode ser que você também consiga alterar alguma cláusula do contrato. Sendo assim, é importante registrar tudo o que foi combinado em uma minuta anexada ao documento. Prepare a declaração com antecedência e busque auxílio de especialistas antes de acertar o novo valor.