Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readNov 22, 2018

--

6 dicas para economizar na viagem de verão

Por conta da alta temporada, viajar no verão pode sair caro para o seu bolso. Mas, com algumas dicas, é possível economizar e curtir as férias sem preocupação.

Aguardado por muitos, o verão é a época do ano mais badalada, principalmente por conta das férias. Esse é o momento ideal para arrumar as malas e aproveitar as temperaturas elevadas que atingem praticamente todo o País. Entretanto, os preços na alta temporada costumam ficar bem mais caros e isso pode prejudicar o seu orçamento.

“Antes de viajar, é preciso ter um bom planejamento econômico, para que as contas da família não virem uma bola de neve. Faça um orçamento com o máximo de antecedência possível e compre apenas aquilo que caiba no seu bolso. Assim, você não terá que se preocupar com dívidas na volta para casa”, explica Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

1 — Escolha destinos mais baratos

Passar as férias de verão em uma praia badalada, em um hotel all inclusive e fazer todos os passeios disponíveis é o sonho de qualquer pessoa que adora viajar. Mas tudo isso custa muito caro, principalmente na alta temporada. O primeiro passo para tornar a viagem mais barata é buscar por opções de hospedagens e alimentação mais acessíveis em destinos menos visados. Assim, além de aproveitar o lugar sem uma multidão de turistas, o seu bolso fica mais tranquilo.

2 — Planeje-se com antecedência

Planejar a sua viagem com o máximo de antecedência pode te render bons descontos, principalmente nas passagens de avião e na hospedagem. Além disso, você terá mais tempo para procurar as melhores opções para o seu bolso e conhecer mais detalhes sobre o destino escolhido. Mas atenção, não compre tudo no primeiro dia de pesquisa. Aproveite o tempo que tem para monitorar sites de passagens aéreas e reserva de hotéis para conseguir o melhor preço.

3 — Leve um cartão de crédito sem anuidade

Para se proteger da variação da taxa de câmbio, pode ser também um cartão pré-pago. Existe uma série de cartões de crédito para usar no exterior. Antes de pedir um, fique de olho nas tarifas para saque. Aproveite para ver se consegue incluir no cartão um seguro para a viagem!

4 — Cuidado com a alimentação

Por mais que você tenha uma projeção do quanto poderá gastar com as refeições, a alimentação acaba representando um valor incerto no seu planejamento. Mesmo que a parte gastronômica seja algo muito importante para a sua experiência ser mais completa, é importante não ultrapassar o quanto pode gastar para não ficar com dívidas. Para que isso não ocorra, pesquise com antecedência o restaurante escolhido e avalie bem os preços do cardápio. Se não couber no seu bolso, não sinta vergonha de deixar o restaurante e procurar uma opção mais econômica.

5 — Estabeleça limites de despesas

Outra forma de te ajudar a não gastar demais é estipular um limite de gasto diário durante a viagem. Inclua neste valor a alimentação, passeios, presentes e atividades que deseja fazer. Mas lembre-se: você não precisa necessariamente ficar preso a esse valor e se privar de algo que gostaria de fazer. Se você deseja almoçar em um local mais caro, por exemplo, basta compensar os gastos com um jantar mais econômico.

6 — Anote todos os seus gastos

Essa é uma ótima saída para não perder a linha e gastar todo o seu dinheiro já nos primeiros dias de viagem. Vale apostar em caderninhos, bloco de notas do celular ou aplicativos especializados. Essa prática te ajudará a saber onde você gastou mais e como pode equilibrar o orçamento para terminar as férias sem preocupações.

--

--