Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readApr 26, 2018

--

6 verdades que não te contam sobre comprar um imóvel

O primeiro passo para quem vai comprar um imóvel é construir uma reserva financeira de emergência para eventuais imprevistos.

Ter um imóvel próprio é o sonho de muita gente e representa uma enorme conquista financeira. Porém, entre 2014 e 2015, 63% dos brasileiros não conseguiram conquistar a casa própria. Desses, 35% acreditavam que fariam negócio no próximo ano. O estudo inédito, do Data Popular, foi divulgado em 2016 e entrevistou 3.500 consumidores maiores de 16 anos em 153 municípios do Brasil.

“Para decidir se chegou o momento de investir na compra da casa própria, é importante avaliar bem o seu orçamento. Comprar um imóvel não se resume a apenas dar uma entrada no financiamento e pagar as prestações. É importante ponderar se o seu dinheiro será suficiente para arcar com despesas inesperadas e gastos fixos, como condomínio, quando for o caso”, comenta Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a realidade de comprar um imóvel, separamos seis verdades que ninguém te conta. Confira:

1 — Não gaste todo o seu dinheiro na compra da casa

Por ser um investimento que requer muito dinheiro, as pessoas recorrem ao financiamento para conquistar o sonho da casa própria. Caso você tenha uma quantia guardada, considere reservar uma parte para futuros imprevistos. Um imóvel requer manutenção e pode acontecer de você precisar fazer reformas e reparos antes de se mudar.

2 — Comprar móveis novos pode não ser uma boa opção

Ao mudar para uma casa, a vontade que temos é de mobiliar com tudo novo. Armários planejados, uma grande mesa de jantar e um sofá novinho podem custar muito caro. Saiba que montar a decoração apenas com itens novos chega custar até 25% do valor do imóvel. Para que você possa ter sua casa do jeito que sempre sonhou, mas sem gastar muito dinheiro, uma saída é adquirir os móveis aos poucos, procurar por promoções, fazer trocas e dar preferência por comprar os itens à vista.

3 — Segure os gastos com o cartão de crédito enquanto compra a casa

Abrir um novo cartão de crédito neste momento poderá prejudicar todo o seu planejamento financeiro. Por mais que a vontade seja de comprar vários itens para casa nova, extrapolar o limite apenas fará com que suas contas virem uma bola de neve. Lembre-se, em breve você terá parcelas do financiamento para pagar e, para isso, é necessário ter um orçamento controlado.

4 — Opte por bairros com boas escolas, mesmo que não tenha filhos

Alguns empreendimentos do bairro são capazes de valorizar o imóvel, como a proximidade de mercados, shoppings e, principalmente, escolas. Caso no futuro queira vender a casa, zonas escolares sempre são relevantes na negociação.

5 — Os bairros mudam e crescem rápido

Se você procura por um bairro pequeno e tranquilo, fique atento à possibilidade dele crescer e se transformar em tudo o que não deseja. Pode acontecer, por exemplo, de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, serem atraídos para uma área residencial. Antes de comprar, vale ir à prefeitura pesquisar sobre os planos urbanísticos do local escolhido.

Por outro lado, apostar em lugares em que há a previsão de construção de praças e quadras esportivas beneficiará sua família e ainda agregará valor ao imóvel para uma futura venda.

6 — Tudo agora é responsabilidade sua

Ao se tornar proprietário de um imóvel, todos os eventuais problemas passam a ser sua responsabilidade. Cuidar da manutenção, reparos domésticos, canos com vazamento ou entupidos e infiltrações deverão fazer parte das suas reservas econômicas para imprevistos.

“A poupança será fundamental quando algo do tipo acontecer. Com um bom planejamento financeiro e uma planilha de gastos controlada, você consegue manter um orçamento equilibrado, mesmo que precise arcar com um reparo que demande um pouco mais de dinheiro”, conclui Oanes.

--

--