Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readJun 7, 2018

--

Banco digital: Vale a pena abrir uma conta?

Modalidade agrada mais a geração millennials. Entretanto, apenas 6% dos entrevistados possuem conta somente em bancos digitais.

Você sabe as vantagens e desvantagens de um banco digital? Essa novidade, que veio com a intenção de mudar a relação do cliente com os bancos, tem agradado bastante os usuários que gostam de tecnologia — principalmente os mais jovens. Pelo menos é isso que mostra uma pesquisa realizada pelas empresas Exceda e Cantarino Brasileiro, divulgada no evento Fintech View 2018.

O levantamento revelou que 59% dos usuários dos bancos digitais são da geração millennials, ou seja, têm até 29 anos. Em contrapartida, essa faixa etária representa apenas 35% dos usuários dos bancos tradicionais. Foram entrevistados 1.004 clientes em todas as regiões do País, sendo 500 usuários de bancos digitais e 504 usuários de bancos tradicionais.

Banco digital x tradicional

Por mais que o banco digital tenha caído nas graças do público mais jovem, apenas 6% dos entrevistados possuem conta somente nessa modalidade. Ainda atrelados aos bancos tradicionais, 44% mantém a conta em ambos os sistemas. Isso pode representar um processo de migração para o digital, que ocorre de forma gradual por ser um produto ainda novo no mercado financeiro.

A conta digital ainda funciona como um complemento ao banco tradicional, pois oferece outros tipos de vantagens e algumas chegam a não cobrar taxas sobre as transações. “Se o consumidor ainda não se sente seguro usando somente o banco tradicional, o mais prudente fazer a adaptação aos poucos. Manter o banco tradicional enquanto testa um formato digital é uma boa estratégia para ir ganhando confiança e avaliar se o modelo te atende bem”, comenta Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Afinal, o banco digital compensa?

A economia gerada pelos bancos digitais é o principal critério para 61% dos usuários do novo serviço e 50% dos tradicionais. Essa diferença de 11 pontos percentuais é referente à adoção de taxas menores ou nulas pelos bancos digitais. Outro fator relevante é o tempo. No digital, 52% dos clientes levam em consideração a facilidade de acessar o sistema do banco a qualquer o momento, contra 36% dos usuários das instituições tradicionais.

A inovação também se tornou ponto chave para quem escolhe os bancos digitais, com 22% de aprovação, contra 9% dos usuários das instituições tradicionais. Ao todo, 31% dos clientes digitais consideram o serviço mais descomplicado, enquanto apenas 25% dos usuários do sistema tradicional levam em conta esse critério.

Desvantagens de uma conta digital

A desconfiança, principalmente em relação à segurança dos bancos digitais, é a principal desvantagem citada pelos clientes das instituições tradicionais (37%). Por sua vez, essa preocupação atinge apenas 12% dos usuários do digital, que reclamam mais sobre a ausência de agências físicas (26%). Entretanto, 45% desses usuários não veem isso como uma desvantagem em relação às instituições tradicionais.

--

--