Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
2 min readJul 26, 2018

--

De que forma o dólar em alta afeta os seus investimentos?

Com a instabilidade do dólar, é fundamental pesquisar bem sobre qual investimento está mais vantajoso.

Quem tem dinheiro aplicado em investimentos deve estar preocupado com a oscilação do dólar nos últimos meses. Essa alta da moeda estrangeira impacta direta ou indiretamente a vida de todos nós, seja na hora de escolher no que investir, no consumo do dia a dia ou mesmo ao programar uma viagem internacional.

No mercado econômico, o dólar alto influencia positivamente produtos brasileiros que são produzidos para exportação. Já as empresas que dependem de importação sofrem mais com a cotação elevada. Sendo assim, as exportadoras brasileiras que fazem parte da Bolsa de Valores tendem a ter suas ações valorizadas.

É possível que a cotação da moeda suba ainda mais, de acordo com estimativa do Bank of America. A previsão é de que, dependendo do resultado das eleições deste ano, o dólar alcance os R$ 5,50 em 2019.

“Independentemente se você está começando a investir ou se já tem experiência, é fundamental acompanhar as notícias e a variação da moeda. Assim, é possível saber quando será um bom momento para fazer mudanças no seu investimento. A dica principal em um cenário econômico internacional instável é manter a calma e buscar as melhores opções para o seu dinheiro”, comenta Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

O que esperar para os investimentos?

Mesmo com tanta instabilidade, é importante não parar de investir. Isso porque eles são uma reserva financeira que você não sabe quando precisará usá-la. Neste momento, é fundamental manter a calma e ponderar sobre todas as opções disponíveis, para que você não leve prejuízo.

Alguns produtos de investimento que acompanham o dólar podem ser uma boa opção, como os Fundos Cambiais. Mas lembre-se: entrar agora pode não ser vantajoso. Com a moeda em alta, as taxas ficam mais elevadas e isso impactará diretamente no seu lucro.

Por outro lado, investir em produtos mais defensivos pode ser uma boa saída, já que você estaria mais protegido. Neste caso, fique atento aos prazos de resgate para não perder rentabilidade.

Se você é mais avesso ao risco e prefere ter mais garantias e segurança, opte por investimentos em renda fixa pós-fixados. Já quem tem um perfil de investimento mais arrojado, vale ir contra o mercado, uma vez que, com a queda do Ibovespa, as ações de algumas empresas estão relativamente mais baratas.

--

--