Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readSep 13, 2018

--

Fale abertamente sobre dinheiro em casa

Conversar sobre dinheiro ainda é um tabu. Entretanto, não ter um diálogo aberto sobre finanças com o cônjuge ou os filhos pode te trazer problemas pessoais e financeiros.

Falar sobre dinheiro ainda é um tabu para muitas famílias. Entretanto, conversar abertamente sobre finanças é uma forma de evitar problemas futuros mais sérios, como a falta de compreensão dos filhos para lidar com crises financeiras — sejam jovens ou mais velhos.

“A educação financeira deve começar em casa, no círculo familiar. O primeiro passo: os provedores se reunirem para colocar no papel todos os ganhos e despesas da família, fazer uma planilha e, a partir daí, começar um planejamento que envolva todos. Assim, família saberá onde está o dinheiro e qual a melhor forma de gastá-lo dali para frente”, comenta Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Seja honesto com o(a) parceiro(a)

É bastante comum ver situações em que o casal não sabe o quanto o outro ganha, e isso pode prejudicar a relação conjugal. Esse mistério sobre as receitas e despesas dos dois acaba por virar uma bola de neve: não há clareza sobre o total de dinheiro disponível, não se sabe o valor das despesas pessoais e, consequentemente, as contas viram uma bagunça.

Inclusive, essa falta de comunicação pode influenciar no planejamento para o futuro e a conquista de grandes sonhos, como a casa própria ou uma viagem internacional. Para que isso não prejudique a sua relação, converse abertamente com o seu parceiro(a) e alinhe seus planos, para conquistá-los juntos. Aqui, é importante conversar sobre dinheiro tanto nos momentos bons quanto nos ruins.

Fale de dinheiro com os seus filhos

Principalmente em momentos de dificuldade financeira e quando não há uma forte cultura de educação financeira de casa, os pequenos são os que mais sofrem com a situação. O maior problema é que muitas famílias optam por esconder as finanças dos filhos, dando a impressão de que tudo está sempre em ordem.

Isso faz com que você blinde os seus filhos de passarem por essa etapa complicada, porém importante para o aprendizado deles. Uma forma de evitar isso é sempre ter conversas francas e delicadas com as crianças, para que elas entendam o papel que têm no orçamento da família. Assim, elas ajudarão os pais a economizarem e você não precisará comprometer parte de um dinheiro destinado à outra despesa mais importante para cobrir gastos supérfluos com os filhos.

Seja aberto com os seus amigos

Por mais que estejamos acostumados a dividir a conta do bar, falar sobre nossa renda ainda não é algo natural. Não precisa contar para todos os amigos quanto é o seu salário, mas conversar sobre dinheiro com eles pode ter ajudar e muito na sua educação financeira. Isso porque, ao falar sobre salários, reserva financeiras, investimentos e sonhos mais caros, você consegue compartilhar experiências e saber se está indo pelo caminho certo.

Outro ponto fundamental para a sua saúde financeira é procurar amigos que te ajudem a, de fato, não gastar muito. Se a sua turma é daquelas que adora engatar o happy hour desde quinta-feira, mas o seu bolso não consegue acompanhar, converse abertamente com eles e combinem saídas mais esporádicas ou mais baratas.

--

--