Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readDec 6, 2018

--

Festas de fim de ano: como não encerrar 2018 no vermelho

Com algumas dicas simples, é possível salvar o orçamento para as festas de fim de ano. Adequar os gastos ao seu bolso te ajudará a entrar em 2019 com tranquilidade.

Se você ama o Natal e adora viajar no Réveillon, cuidado: os gastos de fim de ano podem fazer um verdadeiro estrago no seu orçamento, principalmente se não houver planejamento. Porém, mesmo que falte menos de um mês para 2018 acabar, é possível se programar e não fechar o ano no vermelho.

“A chegada das festas de fim de ano precisa ser motivo de alegria, não de preocupação com o gasto excessivo de dinheiro. Para isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro durante todo o ano. Por outro lado, tenha em mente que as celebrações devem ser de acordo com o que cabe no seu bolso”, pontua Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Separamos 5 dicas para aproveitar as festas e não terminar 2018 com a conta no vermelho. Confira:

1 — Cuidado com os ingredientes das ceias

Mesa farta na ceia de Natal e Ano Novo não necessariamente significa gastar muito. Claro que os itens típicos desta época do ano costumam estar com os preços bem elevados, mas, com um pouco de criatividade, é possível preparar uma refeição deliciosa com menos dinheiro. Você pode, por exemplo, fazer uma mesa colaborativa, em que cada convidado leva um prato ou, ainda, pesquisar por ingredientes nacionais mais em conta.

2 — Compre os presentes à vista

A árvore de Natal já está montada, mas os presentes estão ficando para última hora? Cuidado, pois esse pode ser o item que mais pesará no seu bolso. É primordial pesquisar bastante e comprar os mimos sempre à vista. Assim, você consegue mais descontos e tem maior controle do quanto pode gastar.

3 — Quer viajar? Planeje-se com o máximo de antecedência

A maior dica de economia para quem deseja viajar no final do ano é planejar-se com o máximo de antecedência. Assim, é possível encontrar passagens mais baratas e você terá mais tempo para quitar a hospedagem, por exemplo. Agora, caso você tenha decidido tirar uns dias de folga de última hora, é preciso ter consciência da sua situação financeira e moldar o passeio de acordo com o seu bolso.

Se não for possível fazer uma viagem mais longa, ou até mesmo para outro país, busque por opções mais em próximas e aproveite os últimos dias do ano junto da família ou amigos.

4 — Não gaste todo o seu 13º salário

Não é porque você recebeu o seu 13º salário que precisa gastá-lo com presentes e decoração de Natal. Dê prioridade para o pagamento das dívidas e, caso esteja com o orçamento em dia, reserve parte deste recurso para as contas típicas do início do ano, como IPVA, IPTU e matrícula escolar.

5 — Prepare-se para entrar em 2019 com o pé direito

Utilize este último mês do ano para organizar todas as contas e entrar em 2019 com o bolso tranquilo. Para isso, coloque todas as despesas e receitas em uma planilha, defina a quantia que irá para a sua reserva de emergência e trace seus próximos objetivos.

--

--