Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readJan 18, 2018

--

Hora da festa: como se preparar para o Carnaval sem atrapalhar seu orçamento

Planejar-se e manter os gastos diários dentro do estipulado te ajudará a curtir a folia sem dor na consciência.

Falta cerca de um mês para a festa mais esperada pelos brasileiros: o Carnaval. Muitos consideram essa a época perfeita para viajar com a família, cair na folia ou simplesmente descansar. Mas tudo isso requer planejamento, para que os dias de festa não extrapolem o orçamento e sejam motivo de dor de cabeça.

Para que isso não ocorra, é importante se planejar e manter o controle das finanças. É muito fácil gastar mais dinheiro do que o esperado ao comprar passagens de última hora, escolher destinos mais badalados e almoçar em pontos turísticos. Mas calma que ainda dá tempo de se programar e curtir como ninguém a festa do Rei Momo.

“Antes de tudo, confira sua planilha de orçamento e veja se terá condições de arcar com as festividades. Caso contrário, abuse da criatividade e busque alternativas baratas, ou até gratuitas, que estejam mais perto de você”, comenta Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Escolha destinos menos procurados para o bem do seu bolso

A vontade é de passar o Carnaval em Salvador, mas não tem dinheiro? Pare e pense se compensa mais ficar com dívidas ou se planejar para curtir a folia no ano seguinte. Se optar pela segunda opção, saiba que comprar passagens e fazer reservas com antecedência pode render bons descontos.

Mas se a vontade de viajar está grande, considere escolher destinos menos cobiçados e, consequentemente, mais baratos. Pesquise cidades próximas de onde mora, analise qual o melhor meio de transporte e acomodações mais em conta. Outra dica importante para ajudar no orçamento é flexibilizar as datas de chegada e partida, principalmente se for viajar de avião, tendo em vista que os valores de passagens podem variar muito de um dia para o outro.

“Estabeleça um limite diário de gastos que englobe transporte, alimentação e compras. E mantenha-se dentro dele. É possível economizar ao priorizar o transporte público, buscar por restaurantes populares e até mesmo preparar os alimentos em casa”, ressalta Oanes.

Considere hospedar-se em hostels, campings ou alugue uma casa com vários amigos. Assim, você consegue dividir todas as despesas de alimentação e estadia, itens que mais pesam no orçamento.

Utilize a criatividade a seu favor

No Carnaval, é tradição as ruas se encherem de fantasias criativas e coloridas. Já considerou produzir a sua e da sua família? Se você sabe costurar, essa também é uma forma de ganhar dinheiro extra, ao vendê-las para os foliões.

Se há crianças em casa, você pode optar por bloquinhos de rua gratuitos. Eles serão diversão na certa. Outra alternativa é promover, entre os moradores da vizinhança, um baile colaborativo, com direito a concurso de melhor fantasia — aquela que você mesmo criou.

Planejou-se e mesmo assim gastou demais?

Caso você não tenha conseguido se manter no limite de gastos para a folia, ainda há esperança. Passada a ressaca de Carnaval, chegou a hora de contabilizar as despesas e ver o tamanho do prejuízo. É importante saber exatamente o que comprou, para não ter uma surpresa desagradável no cartão de crédito.

Se o valor da fatura estiver acima das suas condições, não caia na besteira de pagar o valor mínimo, pois os juros são altos. “Minha dica, neste caso, é buscar por um empréstimo com taxas de juros mais baixas, como o crédito consignado e o empréstimo pessoal. Assim, você troca uma dívida por outra mais barata”, pontua Oanes.

Com a fatura quitada, chegou o momento de deixar o cartão um pouco de lado e se esforçar para pagar as compras à vista. Tire um tempo para reorganizar o orçamento e colocar as contas em dia. Assim, em breve você poderá se planejar para o Carnaval de 2019 com antecedência e sem passar perrengue.

--

--