Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
2 min readDec 20, 2018

--

Metas para 2019: como organizar sua vida financeira

Chega de deixar os sonhos no plano da imaginação: com organização e planejamento, você pode realizar suas metas para 2019. Veja dicas práticas.

Faltam dez segundos para a virada do ano — e, na emoção, você promete que cuidará melhor das suas finanças, juntará dinheiro, comprará um carro e investirá a partir de janeiro. Para que se tornem realidade, as promessas de Ano Novo exigem planejamento e força de vontade. Veja algumas dicas para fazer com que projetos eufóricos feitos no momento da virada se tornem metas tangíveis.

1) Pense no que você quer

O primeiro passo para alcançar seus objetivos no ano que está vindo é refletir sobre o que você quer conquistar. É abrir o próprio negócio? Parar de gastar tanto? Comprar um carro? Por ora, não faça planos: limite-se a estabelecer metas de curto, médio e longo prazo.

2) Coloque o orçamento em dia

Se você ainda não tem um método para organizar suas contas, sugerimos o 50/30/20 — saiba mais sobre ele aqui –, no qual 20% da sua renda líquida devem ser investidos. “Desta forma, você saberá claramente o quanto da sua renda já está comprometida e como você pode reorganizar seus gastos para chegar mais perto dos seus objetivos”, justifica Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

3) Livre-se das dívidas

Se você está endividado, nem pense em juntar dinheiro antes de eliminar essas pendências. Priorize quitar dívidas antes de seguir para o próximo passo.

4) Crie seu plano de ação com metas palpáveis

Agora que você se livrou das dívidas e sabe quanto poderá guardar por mês, trace um caminho para realizar seus objetivos. Dentro das suas possibilidades financeiras, priorize o que for mais palpável e, aos poucos, vá cumprindo suas metas de curto, médio e longo prazo. Assim, quando bater aquele desânimo, você poderá olhar suas pequenas realizações e continuar motivado a persegui-las.

5) Invista corretamente

As aplicações escolhidas dependerão dos seus objetivos, assim como dos prazos para cumpri-los. Por exemplo, enquanto o Tesouro Selic se adequa bem a metas de curto e médio prazo, investimentos em ações são mais indicados para sonhos de longo prazo, como aposentadoria. Não se esqueça de guardar um dinheiro para sua reserva de emergência!

--

--