O que avaliar em um imóvel antes de alugar

Numbrs Brasil
Numbrs Brasil

--

Poucas situações são tão tristes quanto terminar de fazer a mudança e perceber que a escolha do imóvel para aluguel, na verdade, foi uma grande cilada. Pode ser, por exemplo, que defeitos sérios tenham ficado escondidos embaixo de reformas superficiais ou a falta de opções de transporte no bairro tenha passado despercebida nas visitas ao local.

Pensando nessas dificuldades, listamos 5 pontos que você deve observar para fazer a melhor escolha possível na hora de fechar negócio. Confira.

1) Antes de ir às ruas, pense no que deseja

A escolha de um imóvel para viver é muito pessoal. Ela depende do que você considera essencial naquele momento de vida. Por isso, antes de sair se cadastrando em todos os sites de busca de imóveis que encontrar, vale a pena tirar um tempo para definir as suas prioridades.

O preço é o seu principal limitante? Gostaria de morar em um bairro onde possa andar à noite sozinho? Quer um apartamento com espaço para escritório? Com essa reflexão, será possível poupar tempo e fazer uma busca mais certeira.

2) Depois, pesquise muito

Agora que você sabe o que quer, é hora de sair em busca de imóveis. Esse processo é trabalhoso, mas vale a pena dedicar tempo a ele. Com uma pesquisa bem feita, você garante que irá explorar todas as suas possibilidades.

3) Fique atento aos detalhes do imóvel

Para não se arrepender depois de já fechado o negócio, a melhor dica é: dê atenção aos detalhes. Marcas nos armários, estado da pintura e sinais de infiltração, por exemplo, são itens que devem ser examinados. Esse passo é muito importante para evitar dores de cabeça no futuro.

Visitar o imóvel mais de uma vez e tirar fotos pode ajudá-lo a ter um olhar minucioso. Além disso, financeiramente falando, é preciso considerar o quanto você gastaria antes de se mudar. “Não só o valor do aluguel, mas o custo de determinadas reformas também devem entrar na conta. Se forem necessárias muitas mudanças no imóvel, o valor do aluguel pode não compensar”, explica Oyvind Oanes, CEO da Centralway Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

4) Estude a região

Além do imóvel em si, a região também é decisiva na hora de escolher onde viver. Por isso, faça uma boa pesquisa: ande pelo bairro, converse com vizinhos e peça informações. Estabelecimentos comerciais, como supermercados, padarias e farmácias são muito importantes. Da mesma forma, é preciso atentar-se às opções de transporte e à segurança do local.

5) Fique de olho nos valores

Depois de encontrar uma ou mais opções de imóveis nos quais você poderia viver, é hora de negociar. “Para economizar, vale a pena tentar negociar o valor do aluguel”, orienta Oanes.

Além disso, é preciso ficar atento ao preço do condomínio e aos serviços inclusos nesse valor. Por fim, antes de fechar o negócio, é fundamental fazer uma leitura atenta do contrato e termo de vistoria.

--

--