Orçamento apertado? Saiba como ganhar grana extra na reta final do ano

Com as pessoas mais dispostas a gastar, você pode aproveitar o final do ano para conseguir dinheiro extra e rechear seu orçamento. Veja sugestões.

Natal, Ano Novo, férias… não faltam ocasiões para gastar dinheiro no final do ano. Para os descuidados, é quase certo o rombo no bolso. No entanto, essa também é uma ótima oportunidade para garantir uma renda extra.

“O Natal é a data de maior importância para o comércio porque as pessoas estão mais dispostas a gastar, apesar de excessos serem extremamente desaconselháveis. Quem aproveitar essa propensão pode vender produtos e serviços, garantindo um dinheiro a mais”, diz Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Aproveitando essa onda, confira algumas opções para lucrar na reta final do ano.

1) Cozinhe

Você tem talento com as panelas? Muitas pessoas estão dispostas a encomendar quitutes para suas ceias de Natal e Ano Novo. Aproveite suas habilidades para cozinhar sobremesas, panetones e pratos típicos das festas de fim de ano. Apenas tome cuidado para separar os materiais de cozinhar para fora e para casa — você terá gastos extras com gás e energia, então, certifique-se de embuti-los no valor cobrado.

2) Confeccione presentes

Em tempos de amigo secreto e vários presentes de Natal, oferecer suas mãos para produzir mimos artesanais deixará muitas pessoas felizes — inclusive você mesmo, que conseguirá ganhar uma grana extra. Divulgue seu artesanato entre seus amigos e em grupos de Facebook.

3) Revenda cosméticos e outros produtos por catálogo

Ainda pensando em presentes de Natal, há quem não abra mão de fazer compras nos já conhecidos catálogos, afinal, muitas marcas que vendem desta forma são velhas conhecidas do público brasileiro, o que inspira mais confiança. Aproveite para oferecer os produtos a amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Também vale deixar catálogos com seu contato em pontos estratégicos, como salões de beleza e academias.

4) Cuide de animais

Uma das grandes preocupações de quem tem bichinhos é não saber com quem deixá-los nas viagens de final de ano. Se você ama pets e tem uma casa ou apartamento telados, essa é a hora de conseguir um dinheiro a mais com sua paixão. Utilize plataformas como DogHero, PetAnjo e Holidog para divulgar seu trabalho. Apenas um aviso: trabalhar em casa desta forma exige muita responsabilidade e amor, então, apenas considere essa opção caso se sinta preparado.

5) Compartilhe

A economia compartilhada permite que você alugue um quarto ocioso dentro da sua casa, seu imóvel inteiro, seu carro ou mesmo objetos diversos. Nos dois primeiros casos, existe o já conhecido AirBnb. Agora, se você deseja colocar seu carro para alugar, pesquise por plataformas especializadas, como a Pegcar e Fleety, que funcionam de forma similar ao AirBnb. Já o site Alooga permite que você coloque à disposição qualquer objeto que possua e não esteja usando, de câmeras fotográficas a instrumentos musicais.