Poupar em casal pode ser mais eficiente

Se você tem dificuldade para poupar, a técnica de juntar dinheiro a dois pode ajudá-lo a mudar de hábito.

Poupar é uma grande dificuldade para os brasileiros. Segundo dados do SPC Brasil e o CNDL, 65% dos brasileiros não guardam dinheiro. Manter esse comportamento, entretanto, é um perigo para a vida financeira de qualquer um.

“Criar um reserva financeira é fundamental, tanto para a pessoa se prevenir de emergências quanto para conquistar sonhos e cuidar do futuro”, Oyvind Oanes, CEO da Centralway Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira.

Pensando, então, em deixar essa dificuldade para trás e criar verdadeiramente o hábito de poupar, a técnica de juntar dinheiro em casal pode ser muito útil.

Como funciona?

Pode ser em casal, entre amigos ou família, o fato é que juntar dinheiro em conjunto costuma ser motivador. O que acontece é o seguinte: quando se está trabalhando em parceria, um consegue ajudar o outro a manter a disciplina, lembrando a pessoa das suas metas e do que conseguirá conquistar ao se manter firme no “sacrifício”.

Além disso, as pessoas tendem a sentir vergonha de quebrar as promessas ou compromissos que assumiram perante outras. Por isso, dividir as suas metas com alguém realmente aumenta as chances de você cumpri-las no prazo estipulado.

Toda essa “força” é multiplicada quando as pessoas têm o mesmo objetivo — e correm juntas atrás dele. Por isso, se você deseja guardar dinheiro para um casamento, viagem de lua de mel, compra de um carro ou imóvel, por exemplo, juntar dinheiro a dois pode ser uma ótima opção.

Vale a pena reservar um tempo para conversar sobre o que vocês desejam conquistar e quanto conseguem poupar por mês para realizar esse plano. Lembrando que ter metas claras é um passo fundamental para manter a disciplina na poupança.

Depois de tomadas as decisões e feito um plano de ação, pode ser interessante criar alguns “lembretes” do que desejam alcançar. Uma foto no espelho do banheiro ou no fundo do celular, por exemplo, pode ajudar. Além disso, vocês podem usar um quadro ou papel na parede para marcar quanto já pouparam até ali, ver quem guardou mais ou foi mais fiel ao planejamento inicial. Pode parecer pouco, mas esses pequenos estímulos podem tornar a tarefa de poupar muito menos árdua.

Mas, cuidado…

Para que a técnica de poupar a dois realmente funcione, é fundamental que vocês não sejam muito rígidos: nem com os próprios gastos, nem com os do outro. Cada um precisa manter a sua individualidade e deixar parte da sua renda reservada para gastos pessoais.