Numbrs Brasil
Numbrs Brasil
Published in
3 min readDec 14, 2017

--

Resoluções para 2018: como começar o ano com o pé direito

Mudar alguns hábitos de consumo pode garantir um ano novo mais tranquilo e com as finanças em dia.

A tradição de fim de ano já é bem conhecida: em dezembro, as pessoas fazem resoluções para iniciarem o ano seguinte de uma forma positiva. As promessas vão de fazer matrícula em uma academia a poupar para aquela grande viagem. Mas nada como entrar em janeiro livre de dívidas, com orçamento controlado e investindo seu dinheiro.

“Dinheiro influencia a vida das pessoas e a falta dele afeta diretamente várias áreas, inclusive a saúde. Para que 2018 seja um ano diferente e mais tranquilo, faça um levantamento de suas finanças. Assim, você saberá qual o seu real estado financeiro”, comenta Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

O primeiro passo para mudar sua realidade financeira em 2018 é buscar por conhecimento: conheça as receitas e despesas que tenha. Saber quanto é sua fonte de renda média anual, o valor mensal de todas as suas contas do mês e o valor de suas dívidas é primordial para um bom planejamento. E por incrível que pareça, muita gente não tem noção do quanto gasta.

Faça do controle financeiro um hábito

Uma opção para sair da bagunça dos vários boletos e contas que chegam, é fazer um controle financeiro periódico de tudo. Assim, será mais fácil visualizar o quanto de sua renda está comprometida.

Procure separar suas despesas em três níveis: imprescindível, importante e supérfluo. O imprescindível inclui aluguel, energia elétrica e comida. Já o importante é a TV a cabo e o pacote de dados no celular, por exemplo. Os supérfluos são os gastos com lazer, como ir ao cinema, comer uma pizza todos os fins de semana ou ter uma segunda linha telefônica.

Ponha os planos em prática

Levantamento feito, chegou o momento de organizar o orçamento e traçar os planos para o novo ano. Envolva a família no planejamento financeiro, principalmente para cada um saber de suas atribuições e responsabilidades.

Faça o monitoramento mensal das receitas, despesas e investimentos e compare com o que planejou. Assim, manterá as finanças sob controle e quaisquer ajustes necessários devem ser feitos de imediato, para que o planejamento continue válido.

Busque por alternativas econômicas

Antes de comprar um item, reflita sobre seus comportamentos. Questione-se sobre o que te leva a comprar. Pode ser um problema diferente do financeiro, como impaciência, insegurança e ansiedade. Ao detectar o que há de errado, você torna-se capaz de se policiar, manter-se calmo, desenvolver sua autoconfiança e segurança.

Busque por alternativas simples que ajudarão em seu orçamento, como comprar coletivamente e pedir descontos. Já considerou, por exemplo, se juntar a um grupo de pais e comprar materiais escolares no atacado? Isso pode lhe render bons descontos devido ao volume comprado.

Troque de supermercado, procure por promoções e descontos. Mas o mais importante, não gaste dinheiro em algo que não seja significativo. “Observe se as compras têm sido feitas por necessidade ou por desejo. Trabalhar novos hábitos financeiros fará uma diferença real em sua vida não só em 2018, mas em todos os outros anos”, conclui Oanes.

--

--