Viagem: contrato um pacote ou organizo sozinho?

Numbrs Brasil
Numbrs Brasil

--

Você já se perguntou se vale mais a pena fechar um pacote ou organizar uma viagem sozinho? Veja como tirar essa dúvida.

Enquanto planejava uma viagem, você já se perguntou se é mais vantajoso fechar um pacote ou organizá-la por conta própria? Para ajudá-lo a tirar essa dúvida, apontamos as vantagens e desvantagens de cada opção e colocamos tudo o que você precisa considerar para tomar a melhor decisão para o seu bolso — sem prejudicar a qualidade do passeio.

Os dois lados da balança

Escolher um destino dentro do seu orçamento para viajar é fundamental. É preciso lembrar, entretanto, que não só de preços e cálculos é feita uma viagem, mas também de experiência.

Por isso, para escolher com segurança entre um pacote de viagem ou uma organização independente, é preciso levar em conta dois fatores principais: os custos — ou seja, quanto pagará por cada opção — e o que está esperando daquela viagem — considerando, por exemplo, seu perfil de viajante e o tempo que tem para se dedicar à organização. Veja, então, o que colocar em cada um dos lados da balança.

As contas

“O único jeito de saber se está fazendo uma boa escolha financeira é colocando todos os valores no papel. Por isso, na hora de organizar uma viagem, é preciso ir às contas”, explica Oyvind Oanes, CEO da Centralway Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

Comece, então, definindo o seu roteiro e depois parta para a pesquisa de preços. Peça orçamentos em agências que oferecem pacotes e compare-os. Nesse caso, é muito importante ficar de olho em tudo que está sendo oferecido no pacote. Veja, por exemplo, se há traslado entre aeroporto e hotel incluso, qual é a reputação do hotel oferecido e quais refeições e passeios estão incluídos.

Com essas informações em mãos, faça as pesquisas individuais para comparação. Plataformas como o Quanto Custa Viajar, Kayak, momondo e Decolar. com podem ajudá-lo a pesquisar preços de hotéis, passagens e até passeios.

Organizar a viagem sozinha pode render uma boa economia aos viajantes, mas pode ser, sim, que os pacotes ofereçam valores mais interessantes. Nesse caso, é importante ficar de olho nas opções de lazer oferecidas pela agência ou hotel em seu roteiro — pois pode ser que essas não sejam as opções mais interessantes para o seu bolso.

No caso de quem viaja sozinho, é preciso muito planejamento para evitar situações desagradáveis. Pesquise bem os destinos, as opções de transporte oferecidas na cidade e preços de atrações turísticas.

A experiência

Como foi dito, a experiência que se deseja ter é outro fator determinante na hora de organizar uma viagem — e deve ser levada em conta.

Quem viaja sozinho tem muito mais liberdade para montar o seu roteiro, fazer os próprios horários e escolher os passeios que deseja ou não fazer.

Mas, claro, essa opção dá mais trabalho. Pode ser que pessoas idosas, com pouco experiência ou tempo para organizar a viagem se sintam mais seguras escolhendo um pacote e tendo tranquilidade ao chegar ao local. Por isso, para além do fator financeiro, a escolha envolve questões muito pessoais.

--

--