Viagem de férias: dicas para curtir o verão sem gastar demais
Planejar-se com antecedência e buscar por destinos menos badalados pode garantir uma viagem de férias sem dor de cabeça e dentro do orçamento.
Recesso de fim de ano, verão e viagem para o litoral. Essa é a combinação perfeita para muita gente. Existem opções para quem quer fugir do agito e ir para um lugar mais calmo, ou para quem gosta de grandes festas com espetáculos dos fogos de artifício. Porém, essa é a época do ano em que os pacotes de viagem ficam ainda mais caros.
Mas não é impossível conseguir fazer a tão merecida viagem de férias se houver um bom planejamento financeiro. Afinal, ninguém quer ficar endividado por muito tempo. “Não compensa sacrificar um início de ano mais equilibrado para fazer uma grande viagem e acabar endividado. Controlar os impulsos de comprar e se manter em um orçamento pré-estipulado lhe ajudará a ter uma experiência prazerosa”, comenta Oyvind Oanes, CEO do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.
Considere fazer uma viagem econômica
Uma opção para conseguir fazer uma viagem na alta temporada, mas sem gastar muito, é procurar destinos menos badalados. Além disso, o ideal é comprar passagens e reservar as acomodações com antecedência. Flexibilizar as datas de partida e chegada, utilizar programas de pontos e milhagem também são atitudes que podem garantir uma economia.
Tenha sempre em mente que, em janeiro, começam as cobranças de impostos como o IPVA e IPTU, além de matrículas escolares e contas extras. Sendo assim, estabelecer um limite de gasto diário pode ser útil para não passar da conta no passeio. Considere suas condições financeiras e planeje a viagem de acordo com o seu bolso. Escolher um destino muito acima de seu orçamento só trará dor de cabeça no futuro, e não é esse o objetivo de uma viagem de férias.
“Viaje com pouca bagagem, opte por outras acomodações para além de hotel, como os hostels. Isso fará com que você tenha uma viagem tranquila e sem parcelas a perder de vista no próximo ano”, pontua Oanes.
Busque sempre por soluções alternativas
Além de escolher um destino menos procurado, outra forma de economizar é utilizar serviços mais baratos. Evite usar táxi e serviços de transfer, optando por transporte público sempre que possível. Cuidado com pacotes e hotéis, que ficam mais caros na alta temporada, e evite escolher opções all inclusive, que demandam um planejamento financeiro maior.
Prefira restaurantes menos conhecidos, que não estejam nas zonas mais turísticas da cidade, e evite os fast foods. Outra opção é comprar os ingredientes e preparar as próprias refeições sempre que possível. Descubra o que faz parte da cozinha local, divida as refeições com a família e compre lanches em supermercados populares da cidade.
Outro ponto muito importante é conter o impulso de fazer muitas compras. “Mesmo que você tenha vontade de comprar uma lembrancinha para cada membro da família, tome cuidado para não extrapolar o valor estipulado por dia. Isso garantirá que as contas não saiam do controle ao fim da viagem”, ressalta.
Pesquise a cidade escolhida, busque por passeios mais em conta e até gratuitos. Compre ingressos de passeios com antecedência para evitar grandes filas, assim você ganha tempo para conhecer mais lugares. Outra opção interessante é procurar por cupons de desconto em sites de compra coletiva.