Alunos brasileiros: o que eles mais consomem na cantina?

Débora Sasdelli
nutrebem
Published in
2 min readOct 11, 2018

O projeto Daily Bread do fotógrafo Gregg Segal retratou as diferenças nas alimentações de acordo com a cultura de cada criança. Algo que chamou bastante a atenção de Gregg, e também está reproduzido na nossa imagem do aluno brasileiro, é o efeito da globalização, ou seja, crianças de localizações completamente diferentes possuem alguns alimentos ultraprocessados das mesmas marcas em sua alimentação.

À esquerda o brasileiro Davi, que mora na favela Santa Luiza em Brasília, e à direita o francês Josh.

Inspirados nessa ideia criamos a imagem do aluno médio brasileiro e o seu consumo na cantina da escola. Foi considerado o consumo de todos os alunos de todas as cantinas parceiras da Nutrebem, durante o primeiro de semestre de 2018.

A cada 100 produtos consumidos na cantina, veja como é a distribuição aproximada das escolha dos alunos:

Distribuição dos 100 produtos mais consumidos nas cantinas brasileiras

Por ordem decrescente, a cada 100 produtos temos: 18 chocolates, 17 pães de queijo, 14 balas, 11 sanduíches, 8 doces, 7 sucos industrializados, 7 chás gelados, 7 croissants, 6 refrescos e 5 pizzas.

Alguns pontos que chamam a atenção e valem a reflexão:

1. Alimentos monocromáticos e nenhuma fruta :(

Retirando os produtos “embalados” que sempre são com rótulos coloridos para chamar a atenção, só restam alimentos da cor bege, ou seja, muitas massas e pães e poucas frutas e verduras.

2. Bebidas com muito açúcar

Todas as bebidas que aparecem entre os 100 produtos mais consumidos são ricas em açúcar: suco industrializado, chá gelado e refrescos. Como já abordamos em outros posts aqui do blog, as crianças deveriam estar sendo mais estimuladas a beberem água, tanto na escola como em casa. A água é a melhor opção de bebida acessível, sem açúcares, adoçantes e conservantes.

3. Balas, chocolate e doces

Alimentos que deveriam estar aparecendo às vezes e em ocasiões especiais estão aparecendo com uma frequência muito alta na alimentação dos alunos brasileiros dentro da escola.

O objetivo do projeto do Gregg e da nossa imagem dos alunos brasileiros é chamar atenção para o que as nossas crianças estão comendo. Como seria reproduzir essa foto com a alimentação de 1 semana do seu filho?

Clique aqui para ver todas as fotos do Projeto Daily Bread do fotógrafo Gregg Segal, com crianças do mundo todo!

--

--

Débora Sasdelli
nutrebem

Nutricionista da Nutrebem. Acredita que experiências positivas com os alimentos durante a infância formam adultos mais felizes e bem nutridos.