Saiba como as cantinas norte-americanas estão trabalhando para aumentar as escolhas nutritivas nas escolas

A Smarter Lunchrooms é um movimento nos EUA que listou e testou cerca de 60 estratégias para melhorar a adesão de consumo de produtos nutritivos nas escolas.

Aqui na Nutrebem achamos que seria importante traduzir esse material e repassar para vocês, nossos parceiros, como as cantinas fora do Brasil estão se organizando para melhorar a alimentação dos alunos.

Para ler o artigo original/integral em inglês: https://www.smarterlunchrooms.org/scorecard-tools/smarter-lunchrooms-strategies

FOCO NA FRUTA

Oferecer pelo menos 2 frutas diferentes: Pense em frutas além das maçãs, bananas e laranjas. Exponha os alunos a uma boa variedade de frutas tal como uvas, melancia, tangerina, pêssego, kiwi, morangos, framboesas e cerejas. O ideal é oferecer pelo menos 2 frutas diferentes por dia.

Oferecer fruta cortada ou em pedaços: A probabilidade de os alunos escolherem fruta é maior quando elas são mais fáceis e práticas de comerem. O consumo de fruta cortada ou picada é dois terços maior do que o de fruta inteira.

Oferecer fruta em mais de um local: Coloque fruta em diferentes locais da cantina de forma a aumentar a probabilidade dos alunos a verem, escolherem e comerem.

Fruta do dia: Facilite a escolha dos alunos “promovendo” uma fruta diariamente, dando-lhe algum destaque divertido na cantina — isso aumentará a visibilidade da fruta e a fará mais atrativa para os alunos. Usando alguma criatividade, descrições sobre a fruta aumentam as expectativas sobre o seu sabor.

Teste sensorial de fruta uma vez por ano: este tipo de teste expõe os alunos ao cheiro, sabor e textura. É importante os alunos terem contato com comidas diferentes várias vezes até decidirem se gostam do seu sabor ou não.

EXPERIMENTE VEGETAIS

Vegetais crus e cortados em pedaços podem ser oferecidos junto com algum molho para se tornarem mais atrativos: Vegetais crus têm algumas qualidades que os alunos consideram apelativas: são fáceis de comer, crocantes, frescos, coloridos e doces. Molhos, como hummus, servidos em pequenas porções podem ajudar a promover o gosto pelos vegetais. Assinale os combos de vegetais + molho de forma colorida e use algum slogan divertido…

Ofereça testes sensoriais de vegetais pelo menos uma vez por ano: Os alunos podem ficar reticentes de experimentar novos vegetais, mas os testes sensoriais permitem que eles deem pelo menos a primeira mordida sem o comprometimento de comerem tudo o que é servido. Mesmo que os alunos já tenham experimentado o vegetal, uma exposição recorrente pode ajuda-los a decidir se gostam ou não do alimento.

Vai experimentar e promover um novo vegetal no cardápio? Crie um evento de degustação gratuito.

ATMOSFERA DA CANTINA

As cantinas são um local ideal para os alunos socializarem, se reunirem e descansarem um pouco. Uma cantina iluminada, limpa e divertida é o ideal.

Cartazes atrativos de alimentos nutritivos expostos nas paredes da cantina: Venda sugestiva funciona! Coloque cartazes apelativos, adequados à idade dos alunos, em locais de passagem recorrente. Escolha imagens coloridas e palavras apelativas para que os alunos queiram experimentar novas frutas e vegetais.

ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS

A cantina é a maior sala de aula da escola: promover o envolvimento dos alunos no que acontece na cantina é uma forma de educação.

Desenhos e trabalhos dos alunos podem ser expostos na cantina: Os alunos gostam de ver os seus trabalhos expostos na escola. Que tal doar uma parede na cantina para que os alunos possam colocar seus trabalhos e ajudar na decoração da cantina?

E se os alimentos tivessem nomes criados pelos alunos? Os alunos sabem aquilo que os seus colegas gostam… Convidar os alunos a ajudar a escolher nomes para os sanduíches, doces, bolos, pode criar um sentimento de conexão com as propostas de alimentação nutritiva promovida pela cantina.

Envolver os alunos na criação de cartazes e arte para promover alimentos nutritivos: Os alunos sabem como “vender” a outros alunos… Procure os professores de artes e tente incorporar o tema de alimentação saudável no currículo, assim os alunos podem fazer várias exibições dos seus trabalhos na cantina.

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Para que uma campanha de promoção de alimentação saudável funcione, é necessário o envolvimento e apoio de toda a comunidade escolar. É importante pedir a colaboração de todos os funcionários da escola para que estes sejam promotores de escolhas saudáveis, dando o exemplo de que os alimentos nutritivos são a melhor solução.

*todas as imagens utilizadas foram retiradas do site da Smarter Lunchrooms
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.