Anticipation Design. A nova tendência no mundo do UX/UI?

Marisol de la Vega
tech nuvemshop
Published in
6 min readMay 21, 2018

--

A antecipação é o conceito de tomar decisões baseadas em previsões, expectativas ou crenças sobre o futuro. Estamos o tempo todo antecipando situações do futuro (baseadas em aprendizado e contextos) para tomar decisões. Estes últimos influenciam o comportamento e também alteram as opções do presente, muitas vezes de forma inconsciente.

Seguindo essa definição, poderíamos dizer que um designer antecipa as expectativas, necessidades e desejos dos usuários em suas propostas. Assim, o design de interação é, por natureza, pró-ativo nesta nova iniciativa de “anticipation design

Fonte: Facebook Todas as manhãs ele avisa como vai estar o clima.

As mensagens enviadas por um designer são os resultados do processo de antecipação criado no momento do projeto. Uma das tarefas que um designer tem é analisar, nas interações, um grupo de possibilidades de comportamentos. Quando um usuário tem contato com uma interface, que tem alguns fluxos ou ações que não entende, pode perguntar o que acontece se eu clico nesse botão?

Fonte: Fazer um Homer https://media.giphy.com/media/3orif6bbMzfab8ga52/giphy.gif

Nesse primeiro contato com a interface, antes de começar a usá-la, os usuários criam expectativas. Nesse momento, a previsão tenta capturar a conexão entre os elementos que estão dentro da interface.

Reduzir a ansiedade

Algo interessante sobre os micro-momentos (minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor), é o conceito de “trigger”, (o gatilho). Então o trigger é usado em uma ação direta executada pelo usuário para especificar uma necessidade.

Eles têm 3 componentes principais:
1. O controle que executa o gatilho
2. Os estados deste controle
3. Um rótulo e /ou um ícone

Isso significa que o trigger pode ter informações sobre o estado (interno) da micro-interação. Por exemplo: estado vazio, estado de carga, status de progresso, etc. Esses estados são muito importantes, porque eles educam o usuário sobre o que está acontecendo e o que pode acontecer. Isso reduz a ansiedade com o “gatilho/ação”. Pode-se motivar o usuário a participar com o gatilho, ou simplesmente ajudar o usuário a entender a função do gatilho e como usá-lo.

Fonte: Airbnb

No AirBnb, o controle deslizante de faixa de preço (o gatilho) mostra um gráfico da distribuição de preços (dados) da localicação em que você está navegando, permitindo que você tome uma decisão informada. Esse tipo de visualização ajuda as pessoas a entenderem quais ações devem ser executadas no futuro. Mostrando esta informação Airbnb antecipa possíveis frustrações ou situações de ansiedade por parte do usuário. Como mostram o valor médio por noite, as pessoas podem tomar decisões mais precisas.

No cartão Google Now Flights, o botão para iniciar a navegação (trigger) até o aeroporto de partida também contém o tempo de viagem estimado (dados).

Fonte: Google

A antecipação é uma tendência?

Temos que ter em conta que as pessoas estão cada vez mais conectadas, ocupadas e não têm mais tempo para processar muitas tarefas (multitasking não existe, é algo antigo). É hora de se apaixonar pelos problemas que enfrentamos diariamente. Nosso desafio é entender como nossos produtos podem facilitar o dia a dia e as tarefas de todos. Podemos dizer que temos que usar nosso “back-end” para ajudar as pessoas a concluírem suas tarefas sem esgotar recursos valiosos que precisarão várias vezes durante o dia. Trata-se de colocar a tecnologia a serviço dos usuários, para que eles possam ser mais produtivos ou eficazes nas tarefas que desejam realizar.
Um exemplo é Digit um aplicativo que ajuda você a economizar. Você conecta sua conta e o aplicativo analisa suas receitas e despesas. Com base nisso, o aplicativo poupa dinheiro que você não sabia que tem. E assim, sem perceber, pagou por suas férias sem mexer um dedo.

Fonte: Digit

Dicas para ter projetos mais antecipados

Toda vez que eu me encontro com um novo desafio, me pergunto:

  1. Existe uma maneira de usar dados pre-existentes para simplificar a experiência desse protótipo?

Meet-up dá a você “palestras” com base a suas preferências e dados pré-existentes

Fonte: https://www.smashingmagazine.com/2015/09/anticipatory-design/

2. Podemos criar fluxo com base nas preferências dos usuários?

A Netflix mostra novos programas com base nas suas preferências e que tipos de programas você pesquisou.

Fonte: Netflix

Se você está interessado neste tipo de antecipação, este podcast de Andre do Amaral, Designer de Produto da Netflix, explica um pouco sobre esse tipo de experiênciahttp://movimentoux.com/work/netflix/

3. Existe alguma maneira de dar um extra em nossos triggers?

Neste exemplo, escolhi algumas das tarefas que oferecemos aos nossos trials (é o nome que é dado em marketing para usuários que iniciam o processo de avaliação gratuitamente por um período limitado de tempo, um serviço ou produto. Essa abordagem pode ser obtida convertendo-os em clientes pagos.), no período de avaliação. Importe seus produtos do Mercado Livre para sua loja online. O valor extra neste micro-momento é colocar a quantidade de produtos (os dados), que estão sendo importados no progresso. Nós reduzimos o atrito e a ansiedade.

Fonte: Nuvem Shop

4. Quais meios seriam mais eficazes para mostrar ou ajudar a realizar uma tarefa específica para nossos usuários?

Na Nuvem Shop, damos a possibilidade de personalizar a sua loja. Nós oferecemos a possibilidade de selecionar as cores do logotipo da sua marca, para colocá-lo como a paleta principal da sua loja. Dessa forma, economizamos tempo de trabalho do cliente de ter que escolher as cores manualmente.

Fonte: Nuvem Shop

5. Como posso dar mais feedback, do que está acontecendo, no trigger?

Levando em conta as premissas dos micro-momentos, é bom ter em mente pequenos hacks que podemos fazer em nossas interfaces com muito pouco. Eu escolhi este exemplo de Nicolás J. Engler, colega de trabalho na Nuvem Shop :). A interação é muito simples, uma vez que o formulário é enviado, as informações de envio e término são mostradas no botão.

Fonte: https://codepen.io/nicolasjengler/full/PJKqby/

Certamente você usou alguns dos produtos mencionados acima e você gerou sentimentos diferentes. Levando em conta algumas das dicas, e sempre pensando em como antecipar ações com dados pré-existentes, podemos dar um passo além do que oferecemos para gerar grandes momentos e experiências :)

Fonte: https://www.smashingmagazine.com/2015/09/anticipatory-design/

--

--