Nuvem Pago: os bastidores do lançamento de um novo produto

Bruno Diegues
tech nuvemshop
Published in
4 min readDec 20, 2021
Divulgação Nuvem Pago

Em meados de outubro de 2020, um amigo headhunter me ligou e contou sobre o desafio que tinha nas mãos: encontrar uma pessoa para desenvolver um produto financeiro em uma startup de e-commerce. Eu, que durante anos trabalhei em empresas mais tradicionais, fiquei curioso. Criar um novo produto literalmente do zero? Em uma startup? Enxerguei uma oportunidade de me desafiar, portanto, me animei com a possibilidade de inovar e de fomentar minha própria criatividade.

Decidi, então, investigar na internet e na minha rede de contatos para conhecer um pouco mais sobre a empresa, o setor e seus desafios. E me surpreendi! Bem no início da minha carreira, ainda nos anos 2000, trabalhei bastante com e-commerce e sempre pensei em criar uma espécie de autosserviço, onde o cliente pudesse montar uma loja virtual de forma simples e acessível. A startup que eu acabara de conhecer havia feito exatamente isso. A cada artigo e notícia que eu lia, ficava mais empolgado a topar o desafio e, um mês após o convite do meu amigo, comecei na Nuvemshop.

Quando entrei, éramos apenas três no time de desenvolvimento, eu e dois desenvolvedores, todos recém-chegados. Poucos dias após minha chegada, o desafio já estava claro: criar nossa própria solução de pagamentos, com a primeira versão do software disponível para processar vendas de Natal. Nós nos unimos, com o propósito bem alinhado e, em novembro, escrevemos as primeiras linhas de código. Já em dezembro, nascia a primeira versão do Nuvem Pago, uma solução de pagamentos desenvolvida especialmente para as lojas Nuvemshop, totalmente integrada ao painel de controle já conhecido pelos lojistas. Com a nova ferramenta, nossos clientes, que hoje precisam acessar diversas plataformas para monitorar seu fluxo financeiro, poupam tempo e dinheiro, ao simplificar a gestão de suas transações e pagar taxas super competitivas em relação a outras plataformas de pagamento.

Começamos, então, a busca por interessados em participar da fase piloto. Os primeiros clientes foram “friends and family”, funcionários da própria Nuvemshop que têm lojas virtuais na plataforma. O piloto começou a rodar em pleno Natal e Ano Novo, um dos períodos mais movimentados para o e-commerce brasileiro. Foi um marco ousado, mas fantástico e inesquecível.

Em meados de janeiro de 2021, já estávamos com mais de 20 lojistas (nossos queridos merchants) fazendo uso do novo produto. Foi quando passamos a atuar mais próximos ao time de marketing. Nosso objetivo era reforçar os diferenciais do Nuvem Pago e as vantagens de adotá-lo. Por que, afinal, escolher nossa solução e não outras que já estão há tanto tempo no mercado? Para tornar o produto competitivo — e interessante aos olhos dos nossos lojistas — traçamos algumas estratégias fundamentais.

Logo de início, fechamos parceria com uma das principais adquirentes do Brasil, que processa mais de 50% dos pagamentos de e-commerce e é reconhecida como uma marca com grande competência no assunto. Isso nos permitiu ganhar velocidade na entrega do produto, além de transmitir credibilidade e segurança aos nossos clientes. Além disso, priorizamos o desenvolvimento de funcionalidades essenciais e principais formas de pagamento.

No começo, contudo, as funcionalidades do Nuvem Pago ainda eram reduzidas e, para atrair mais lojistas à fase piloto, decidimos atrelar a confiabilidade do novo produto à marca Nuvemshop, já familiar ao nosso público. Nosso time comercial se dedicou a encontrar lojistas com históricos de relacionamento próximo e apresentamos a eles o novo produto, sempre com muita transparência — o que acredito ter sido fundamental para o nosso sucesso. Deixamos claro o caráter de experimentação da solução financeira e oferecemos vantagens a esses potenciais participantes, como a isenção de tarifas na plataforma e suporte dedicado.

A estratégia de comunicação e captação de novos lojistas foi bem-sucedida e nos ajudou a escalar, graças à integração entre os times de desenvolvimento, marketing, pesquisa e suporte. Criou-se um ciclo virtuoso: com mais gente usando, tínhamos mais feedbacks e, com isso, maior assertividade para incrementar o Nuvem Pago com novas funcionalidades, sempre alinhadas às necessidades dos clientes. Entre as novas funcionalidades que acrescentamos estavam os diferentes prazos de recebimento, extrato, repasse de juros e Pix. Este último, um golaço! Por ser uma novidade na época, surgiram algumas dúvidas, mas decidimos arriscar e hoje ele representa um dos maiores volumes de pagamentos da nossa solução.

De janeiro até aqui, a jornada foi intensa: aprendemos muito juntos aos nossos lojistas, tomamos decisões desafiadoras e, entre erros e acertos, experimentamos e inovamos diversas vezes. Nosso time cresceu e hoje somos mais de 50 pessoas em diferentes áreas, mas que formam um time único. Começamos com 20 lojistas participantes do piloto e hoje já são quase dois mil empreendedores com o Nuvem Pago processando pagamentos em suas lojas. Passamos a marca dos milhões de reais movimentados pela nossa nova solução; saímos da fase piloto, validamos a ferramenta e, em outubro, lançamos oficialmente o Nuvem Pago para os nossos lojistas.

A cada dia recebemos mais interessados em nossa plataforma, já que conseguimos fazer excelentes escolhas e, hoje, entregamos um produto premium. Nos próximos meses, queremos solidificar nosso produto cada vez mais, com soluções que simplificam a operação dos lojistas para ajudá-los a crescer, focando sempre no que é essencial: gestão integrada à loja, preços super competitivos e jornada transparente para o consumidor em qualquer forma de pagamento. Serão muitos aprendizados e estamos bastante animados!

A verdade é que, seja hoje ou daqui a 10 anos, nosso foco sempre será reduzir as barreiras do empreendedorismo, facilitando o dia a dia dos lojistas e assegurando o maior propósito da Nuvemshop: transformar sonhos em histórias que transcendem. É isso o que fazemos, juntos.

A pista é longa. A jornada só começou!

Bruno Diegues
Diretor de Software Engineering na Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

--

--