O que o papel de liderança me ensinou sobre ser mulher e como isso pode afetar o seu negócio

Dannie Karam
5 min readMar 8, 2018

--

Fiz uma pausa no conteúdo que vinha preparando, pra falar um pouco desse dia de hoje. Um dia de luta em tantas escalas, que eu passaria a tarde toda conversando sobre sua importância. Conheço mulheres incríveis que estão diariamente dedicadas a mudar o cenário machista, opressor e violento que vivemos e, sinceramente, nem me sinto capacitada a falar tanto sobre um assunto tão profundo, por mais que viva-o na pele.

Então resolvi contribuir de modo um pouco mais discreto, mas nem menos importante. Quero dividir aqui o que eu aprendi na Nuvem Shop como líder, mulher, em uma empresa fundada por cinco homens, e como isso se reflete no mundo dos negócios de maneira geral. Tenho certeza que não falo em nome de todas as mulheres, mas espero que mais de nós internet à fora possam se inspirar um pouquinho e aplicar um pouco dessas dicas pra terem seu merecido espaço no mercado profissional.

Enfrentar o medo

Tenho plena convicção que nem todas as mulheres vão conseguir encontrar um espaço como eu tenho aqui na Nuvem, especialmente em cargos de gestão. Mas uma vez que você tiver em suas mãos uma equipe ou um negócio pra gerir, a primeira coisa a fazer é eliminar total e completamente o medo.

E aqui não me refiro só ao medo de arriscar, de se expor, de falhar. Aqui estou pontuando o medo de conversar com um superior, de bater de frente, de expor suas ideologias e pensamentos de maneira educada e firme… Falo do medo de não dar conta, de não ser suficiente.

Como mulheres, crescemos achando que não somos boas o bastante.

Mas se nós mesmas não confiarmos na nossa capacidade, em nosso estudo, em nossa preparação, ninguém mais fará isso, homem ou outra mulher. Por isso, eu só posso recomendar que você se prepare, detenha o máximo de informação possível sobre o que vai fazer, e vá em frente.

Mesmo sabendo que poderá passar por alguns (ou muitos) preconceitos, não permita que nada te pare. Você tem total e plena capacidade de ser bem sucedida, respeitada e considerada como profissional. E acreditar em si mesma será a mais importante ferramenta que você usará na sua jornada profissional.

Elencar questionamentos

Você vai ouvir uma série de perguntas relacionadas exclusivamente com o fato de ser mulher durante sua jornada. Não sempre virão dos seus colegas ou gestores. Muitas vezes, vêm até da família e amigos.

Vai largar a carreira pra cuidar de filho?
Vai ter filho e continuar com a carreira?
Não quer ter filho? Nossa, workaholic!
Ish,
recém-casada só quer saber de ser dona de casa, não?
Não é melhor ver isso com o seu chefe?
Posso falar com seu superior?
Tem certeza que você nunca teve um casinho com seu chefe?
Não é melhor seu marido tocar o negócio?

E por aí vai. Quantas de nós ouvimos uma série de desaforos de todos os lados simplesmente por sermos mulheres? Nós temos que lutar contra isso diariamente, mas honestamente, a coisa que mais funcionou pra mim, foi dar a essas pessoas e perguntas a devida importância: nenhuma!

Elencar o que realmente faz sentido eu me questionar e o que é puro machismo, me ajudou bastante no crescimento profissional, e ajuda diariamente amigas empreendedoras a continuarem indo além. A única forma, ao meu ver, de eliminar esse preconceito é fazermos o que quisermos e nos realizarmos sobre quem somos.

Expor os motivos

Sou mulher, esposa e mãe. Tenho rotina de trabalho, família e filho, como muitas de nós em nossas múltiplas jornadas. Apesar de contar com um incrível suporte do meu marido em casa, e que apóia minha carreira, de um chefe que me respeita e de um time maravilhoso, que me vê como alguém que pode contribuir, sei que essa não é a realidade da maioria, e que isso é um cenário que precisa arduamente ser construído.

E pra isso, eu só posso enxergar um caminho: a transparência extrema e a própria aceitação da minha limitação.

Não tenho como, humanamente, dar conta de tudo sozinha. Preciso prezar pela minha saúde física e mental, e pra isso, deixo claro os dias que eu não estou dando conta de alguma coisa. Se preciso levar meu filho ao médico, por exemplo, falo abertamente com meu chefe que preciso desse tempo. Se preciso trabalhar umas horas a mais, explico de maneira detalhada para meu marido assumir as rédeas.

Só é possível construir uma rede de apoio saudável se a gente assumir que não dá conta de tudo.

Por isso, entendi que pra um negócio dar certo ou pra que minha carreira siga em ascensão, é essencial delegar, distribuir papéis, e acima de tudo, explicar para o meu meio de pessoas os motivos para os quais preciso alterar, modificar ou me dedicar a determinadas questões. Talvez os homens não precisem disso, é verdade, mas vou deixar essa parte pra um outro dia.

Olhar ao redor

A melhor forma de continuar conquistando espaço no mercado é buscar as outras mulheres que já fizeram isso.

Uma vez à frente de um time, procuro conselhos e dicas de outras mulheres que já lideraram também. Passo para minhas amigas os conselhos de outras empreendedoras. Tento promover nos encontros que realizamos na companhia, um ambiente para networking livre, onde as mulheres possam falar das suas dificuldades. Divulgo a própria plataforma para qual trabalho como uma forma de empreender e ser mãe, esposa, dona de casa, o que for…

Contrato mulheres. Respeito suas licenças maternidade. Incentivo os homens da minha equipe a também dedicarem tempo e esforços para suas famílias. Falo sobre as minhas dificuldades e conquistas pra que eles também vejam, de outras mulheres que não as suas próximas, o que nós passamos diariamente. Procuro argumentação para explicar minhas ideias para os meus gestores, demonstrando o que eu tenho de conhecimento técnico — coisa que não sei se os colegas homens precisam fazer, mas também fica pra outro dia.

Olho para e procuro ser um exemplo para empoderar mulheres a terem seus espaços. E procuro valorizar ao máximo a representatividade. Quando for natural ver mulheres à frente de times e companhias, talvez o dia-a-dia seja bem mais fácil, mas por enquanto, a luta continua. E eu espero que a minha possa ajudar a sua a ir além. Vamos juntas?

--

--

Dannie Karam

Comunicadora / Líder de Branding da Nuvem Shop / Autora do livro Edifício de Alice disponível na Amazon ;)