Sobre alinhar trabalho e propósito: o que refleti depois de uma conversa de corredor com um professor de espanhol

Bruno Fernandes
tech nuvemshop
Published in
3 min readMar 26, 2019

Fala-se muito hoje em dia, especialmente entre nós Millennials, sobre o peso de se ter um trabalho que, além de satisfação profissional e segurança psicológica, tenha um propósito e relevância na sociedade.

Como jornalista de formação, entrei na faculdade com o sonho de impactar positivamente a vida das pessoas através das palavras, mas, estando no mundo corporativo, é muito difícil mensurar e até mesmo entender a diferença que faz o tempo que investimos todos os dias no trabalho.

Eu trabalho há cinco anos criando conteúdo educativo com o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas a desenvolver seus negócios e potencializar suas histórias de sucesso. Nesses anos todos conversei com muita gente sobre esse conteúdo. Recebi bastante feedback positivo de usuários que de fato o consomem. Falei com clientes, parceiros, outras empresas, e é sempre um aprendizado construtivo ouvir o que as pessoas de fora têm a dizer sobre o seu trabalho.

Na semana passada cruzei nos corredores aqui da Nuvem Shop com o Tito, nosso professor de espanhol (como somos uma empresa argentina, semanalmente temos aulas de espanhol no escritório). Como fazia um tempo que não frequentava as aulas (😬), ele, que por acaso também é um pequeno empreendedor, me parou para dizer algumas palavras. Logo pensei que levaria uma bronca pelas ausências consecutivas, mas me surpreendi quando ele me disse as seguintes palavras:

Bruno, faz muito tempo que estou querendo te encontrar. Tenho visto todo o conteúdo que vocês fazem e o trabalho de vocês é GENIAL. Eu acredito muito no autoaprendizado e é incrível vocês possibilitarem isso com tanto conteúdo rico e de fácil acesso. Parabéns!

Ver a sua empolgação genuína ao falar sobre o trabalho que estamos construindo diariamente foi recompensador e emocionante. Por mais que conversemos com várias pessoas a todo o momento sobre conteúdo, dificilmente os comentários passam de “putz, que legal isso” ou “x coisa me ajudou muito”. Você nunca tem — e talvez nunca terá — a dimensão exata da influência que aquilo que você está fazendo exerce na vida de outros seres humanos.

Depois desse episódio, mais do que a confirmação de que estamos caminhando na direção certa, hoje eu tenho a certeza de que estou cumprindo o propósito que me guiou durante a escolha da minha carreira universitária. Sinto que o que faço tem uma finalidade e que estou, em alguma escala, conseguindo gerar impacto através da escrita.

Toda essa jornada, aliás, tem sido gratificante, divertida e de muito aprendizado. Outro dia vi um vídeo do Boris Diaw, um ex-jogador de basquete que resolveu cruzar o Atlântico de barco em uma de suas aventuras pós-aposentadoria e gravar tudo para uma série do YouTube. Em um dos seus devaneios (imagine ficar tantos dias isolado do mundo em todos os sentidos! 😱), ele cita uma frase comumente usada por viajantes e que é atribuída ao filósofo americano Ralph Waldo Emerson: “It’s not the destination that matters, but the journey”. E de fato, independente do seu objetivo, mais importante do que chegar ao seu destino final é o caminho que você percorreu para alcançá-lo e o que vivenciou durante esse percurso.

Se você nunca ouviu falar sobre a Nuvem Shop e quer conhecer um pouco do trabalho que temos construído, te convido a conhecer a Universidade do E-commerce. Ah, e te convido também a conhecer a La Browneria, negócio do Tito, nosso professor de espanhol. É o melhor brownie que já comi, de verdade! 😋

--

--

Bruno Fernandes
tech nuvemshop

Growth Director at @nuvemshop / tiendanube. 🎙 Podcaster no @culturapoppod.