Uma cultura orientada ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional

Wallysson Nunes
tech nuvemshop
Published in
5 min readAug 16, 2021

Há exatamente 3 anos me deparei com uma difícil decisão: encarar ou não o desafio de ingressar na Nuvemshop. Na época eu estava bem colocado na empresa anterior e o novo desafio trazia algumas inseguranças. Apesar disso, sentia que a Nuvemshop se conectava com muitos valores que até então não havia encontrado em outros lugares. O primeiro deles ficou claro já na entrevista cultural: no final do papo recebi a notícia que avançaria para a próxima etapa do processo seletivo. Isso não fazia sentido para mim, que estava acostumado com a estranha prática de “aguardar alguns dias para receber o resultado”. Me lembro de questionar a Mari (entrevistadora da equipe de Talent) se estava correto e a resposta foi ainda mais incrível: na Nuvem prezamos pela transparência, eu tinha me saído bem, então não seria necessário aguardar. Ali eu vi que dizer o que você pensa era um valor levado muito a sério.

Após a finalização do processo e a notícia que havia passado, tive contato com o primeiro desafio: a construção de uma equipe e uma cultura de frontend, na época ainda em estágio inicial e com uma atuação concentrada nos designers.

Foto na Nuvemshop AR com a nova identidade visual em espanhol, traduzido significa “Sonhe, crie, venda.”
Foto na Nuvemshop AR com a nova identidade visual em espanhol, traduzido significa “Sonhe, crie, venda.”

Já con 7 anos de experiência, fui contratado como engenheiro frontend onde meu objetivo de carreira sempre foi me tornar uma referência na área. E com apenas um mês de casa recebi a oportunidade de avançar um importante passo nesse objetivo: atuar como manager. Não me sentia muito seguro para o papel, mas sabia da importância daquele momento. O processo de transição foi marcado por um suporte incrível da equipe de Talent, onde comecei a entender na prática um dos maiores combustíveis que mantém a Nuvemshop na sua evolução exponencial: o growth mindset (mentalidade de crescimento). Trata-se da ideia que nossas mentes devem estar em constante evolução, constante abertura para aprender e se desenvolver. E se pudesse resumir meu desenvolvimento na Nuvemshop em uma única habilidade seria exatamente essa. O growth mindset é o que embasa toda nossa estrutura. E uma parte essencial disso são os feedbacks constantes. Aqui na Nuvemshop é natural e estimulada a prática de dar e receber feedbacks constantes aos nossos companheiros (não somente de nossas lideranças) e isso fortalece nosso desenvolvimento contínuo, nos auxilia a construir novos processos e otimizar rotinas para que gerem sempre seu devido valor.

Meu novo desafio como manager se resumia em formar uma equipe de checkout forte e tecnicamente capaz de migrar nossa estrutura antiga para uma nova arquitetura, mais robusta e dinâmica. Parte desse objetivo envolvia construir uma camada de pagamentos simples e completa o suficiente para apoiar o ecossistema de parceiros Nuvemshop que seriam vitais no futuro.

Como qualquer migração, o projeto era complexo: manter uma estrutura antiga ao mesmo tempo em que construímos uma nova arquitetura é complexidade suficiente para fazer muitos projetos desse sequer virem à vida. Mas com muito esforço e dedicação conseguimos finalizar a migração do checkout.

Depois dessa conquista, novos projetos foram aparecendo e com isso veio a necessidade de expandir a equipe. Foi quando eu tive a oportunidade de melhorar o nosso processo de contratação. A etapa técnica é o que chamamos de live coding, onde o candidato compartilha sua tela enquanto implementa uma solução similar a uma atividade do dia a dia de trabalho na Nuvemshop. Para tornar o processo descontraído e tendo em mente o nosso desejo de que os candidatos possam nos mostrar o seu melhor e apresentar tudo que conhecem, não limitamos seus recursos e os deixamos à vontade para fazer perguntas sobre detalhes da implementação, pesquisar na internet dúvidas ou pontos que desconhecem e esperamos que ele use o que tiver a mão para resolver o problema, assim como queremos que ele faça no dia a dia aqui na Nuvem. Isso tem trazido excelentes resultados, tanto para nós, quanto para a experiência dos candidatos.

Assim como nosso processo de seleção, que se desenvolveu ao longo desses 3 anos, todas as áreas estão em constante evolução. Cada colaborador é desafiado a fazer parte dessa construção, sabendo que o nosso crescimento profissional está diretamente ligado a como atuamos e como aportamos valor à empresa. Da mesma forma, existe uma compensação baseada em esforços, onde recompensamos as pessoas que ativamente buscam construir uma versão cada vez melhor da Nuvemshop. E isso é incrível no dia a dia, pois vemos na prática desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador totalmente alinhados.

Dia em que instalamos a Logo da nuvem em nosso escritório em BH ( antes da pandemia iniciar😢 )
Dia em que instalamos a Logo da nuvem em nosso escritório em BH ( antes da pandemia iniciar😢 )

Em 2020 tive a oportunidade de atuar em mais um projeto incrível, onde auxiliei na contratação e formação de uma outra equipe desde seu início que seriam responsáveis pela migração do painel administrativo dos nossos Merchants. Participei das etapas do projeto como uma espécie de mentor, auxiliando e aconselhando sobre como deveríamos seguir com a base do projeto, trazendo feedbacks para o início do seu desenvolvimento, até o momento onde a própria equipe tinha sua autonomia para seguir.

Depois de 2 anos como manager e do crescimento da equipe do checkout, vimos a necessidade do papel de tech lead totalmente dedicado. Nesse momento decidi fazer uma nova transição de carreira, abrindo mão do cargo de manager para voltar a focar na área técnica.

Agora em 2021 estamos focados em construir uma equipe de frontend dentro da plataforma de ecossistema da Nuvemshop. Para isso, estou mais uma vez envolvido na contratação e formação do time, desde definições estratégicas de estruturação do time, até envolvimento ativo e direto no processo seletivo desses novos talentos. Novamente desafios grandes focados na consolidação de uma cultura nova na empresa. Esse projeto ainda está em andamento mas caminha bem e tenho certeza que logo estará dando seus devidos frutos..

Foto do escritório SP, com escrito “Potencializando histórias de sucesso”
Foto do escritório SP, com escrito "Potencializando histórias de sucesso"

Fazendo essa retrospectiva agora de todos esses projetos, o que me chama mais atenção é perceber que os desafios existiam e estavam ali para serem resolvidos, eu inclusive poderia ter ignorado muitos deles, porém a mensagem que quero passar é justamente essa: estar inserido em um ambiente como o que a Nuvemshop nos proporciona significa ter a liberdade, a autonomia e o suporte favoráveis para construir aquilo que queremos ser e fazer. Estamos continuamente buscando por pessoas que queiram se envolver com os desafios que enfrentamos em busca de soluções. Uma vontade proativa que só depende do que cada um está buscando e deseja construir para si e para um legado como o da Nuvemshop.

--

--

Wallysson Nunes
tech nuvemshop

Frontend Egineer at @TiendaNube. I Build great things.