5 cantores LGBTQs para ficar viciado

Artistas nacionais se destacam com músicas que falam sobre identidade, gênero e orientação sexual.

Lucas Panek
Não faz a frígida
2 min readNov 14, 2015

--

Você está cansado de ligar o rádio e ouvir as mesmas coisas com palavras diferentes em ritmo de sertanejo? Então, a lista a seguir pode ser a sua oportunidade de aprimorar a playlist do seu celular com artistas que fazem um som de qualidade. Os nomes passeiam por diversos gêneros: do samba ao blues, do pop ao eletrônico.

Com vozes andrógenas, timbres inconfundíveis e personalidades extravagantes, alguns desses cantores só precisam subir ao palco para já te fazer viver e enxergar a música de uma forma distinta. Aprenda mais sobre orientação sexual, gênero e identidade com 5 cantores:

Liniker

Cru, o primeiro EP do cantor foi lançado no meio de outubro com três canções. O sucesso no Youtube é estrondoso e Liniker se diz surpreso e realizado. Um turbante na cabeça, brincos, acessórios, um batom metálico na boca e uma saia até o chão ajudam a compor a personalidade andrógena do artista, que combina muito com sua voz marcante, cheia de modulações. Acompanhe o seu trabalho por aqui.

Karol Conka

Esses dias eu assisti uma entrevista da Karol Conka falando sobre seu público alvo. Ela contava que nunca buscou fazer um rap universal, mas que se surpreendeu, a princípio, de ter sido adotada pela comunidade LGBTQ. Hoje, ela assume publicamente que faz música para a comunidade, e a música Tombei é essa concretização.

Johnny Hooker

Volta é a música mais conhecida do cantor por ter feito parte da trilha sonora de Tatuagem, filme de Hilton Lacerda. A partir daí, sua carreira começou a ganhar novos patamares, com duas músicas emplacadas nas trilhas sonoras de novelas da globo e o prêmio de Melhor Cantor na premiação da Música Brasileira. O seu lápis de olho e delineador pretos são marcas da sua caricatura, assim como o sotaque nordestino e as referências culturais do álbum Eu Vou Fazer Uma Macumba Para Te Amarrar, Maldito!

Filipe Catto

Acho que eu não sou o único que acho o Filipe parecido fisicamente com o Johnny. Mas as semelhanças parecem terminar por aí. Catto faz apresentações com pegadas mais no samba, tango e bolero. Com uma carreira um pouco mais consolidada, já fez parcerias com fortes nomes, como Mariana Lima e Maria Gadú.

Pabllo Vittar

A Pabllo, isso mesmo A, e não o, é uma drag mineira que começou encantando a internet em competições de canto online. Depois, bombou no site da Globo ao cantar uma música na rua para o The Voice Brasil, recebendo elogios do técnico Daniel. E, agora, lançou um clipe com uma versão super sambinha de Lean On, do Major Laser. Aguardem que vem EP por aí.

--

--