As 3 Abas da Superprodutividade

Há pessoas que conseguem ler um livro no meio de uma avenida movimentada enquanto fazem malabares e rezam uma ave-maria.

Eu, particularmente, não me concentro no caos. Mas, fica fácil se concentrar com a criação de uma atmosfera de produção, que me influencia/força a produzir bem melhor.

Quando vou escrever, eu abo 3 abas no navegador e, em 10 segundos, já estou escrevendo. Aqui, eu vou te mostrar que abas são essas e o que eu faço enquanto escrevo para deixar minhas ideias fluirem.

Aba 1: A Plataforma

Por que o medium? Simples: simplicidade.

Eu sou um cara minimalista. Algumas coisas me atraíram no medium:

  • Plano de fundo branco e limpo;
  • Formatação automática, bonita e padronizada;
  • Fontes bonitas;
  • Funcionalidades úteis e simples de usar;
  • Possibilidade de criação de uma publicação (quase que um site próprio).

Eu já procurei várias plataformas por aí. Nenhuma delas me deu tanta vontade de escrever quanto o medium. É só abrir, escrever e publicar. É lindo!

Aba 2: A Música

Eu sempre fui meio indeciso quanto a que música escutar enquanto estudava para minhas aulas da faculdade e da escola. Às vezes ouvia música clássica, às vezes um pop ou rock, na maioria das vezes, nada.

Até que ano passado eu conheci a música ÉPICA! Sempre “pirei” com elas nos filmes, mas ano passado encontrei o potencial delas.

Neste momento, estou escutando a esse set aqui.

Por que música épica?

  • Não tem letra, logo não me distrai;
  • A melodia me encoraja e me inspira, como se tivesse indo para uma frente de batalha. Cada toque na tecla parece um passo na marcha para a guerra.
  • É foda!

Como escolher uma música em 2 segundos?

O YouTube te entende. Assim que você escutar aquele set que recomendei, ele vai começar a te mostrar outros. Na hora de produzir, é só abrir o youtube, clicar num que você não ouviu ainda e pronto :)

Aba 3: O Tomate

Conhece a técnica pomodoro?

Ela consiste em dividir a produção em blocos de 25 minutos, parando por 5 ou 10 minutos toda vez que o timer acabar pra tomar uma água e dar uma volta (sem pegar o celular).

Por que dividir o tempo em blocos?

  • O tempo fica mais fácil de medir. Você não trabalha por horas, mas por blocos de 25 minutos;
  • Você reduz a fricção de começar. Ou seja, aplica as duas regras de produtividade: Divide a tarefa em pedaços, começa o primeiro.
  • Se torna menos cansativo;
  • Te incentiva a produzir o máximo em 25 minutos, aumentando tua eficiência;
  • Os intervalos ajudam a clarear as ideias do que está sendo produzido;
  • Produzir os primeiros 25 minutos te dão um senso de completude. Ou seja, quando começa o segundo bloco você tem a sensação de que está produzindo extra

(acabei de acabar meu primeiro bloco. Deixa eu tomar uma água).

Como programar um timer em 2 segundos sem triscar no celular?

Simples. Digite 25 min timer no google, que ele vai abrir um pra ti, rodar automaticamente e ainda alertar quando o tempo acabar.


Eis aí! Essas são as três abas que mantenho aberta enquanto escrevo e me ajudam a criar minha atmosfera de superprodutividade.

Só mais uma dica: Coloca as abas de música e timer em outra janela, deixando a aba do medium sozinha. Assim, fica mais fácil de manejar outras abas que eventualmente você vai abrir pra pesquisar uma coisa aqui e outra ali.

Espero ter te ajudado a criar tua atmosfera. Me diz depois se eu ajudei :)


E você? O que te faz superprodutivo? Deixa teu comentário!
Se gostou desse texto, trisca nesse “♥zito” e compartilha com os migos.
Abração!
Show your support

Clapping shows how much you appreciated Gustavo Braga’s story.