Teoria da Carteira no Bolso

Dennis A.
Ó as teorias
Published in
2 min readMay 10, 2015
Não importa onde você guarda a sua carteira, você nunca será tão estranho quanto os Bronies

Essa teoria não tem nada relacionado a dinheiro, apesar do nome. A carteira dentro do bolso é apenas uma analogia a tudo que escolhemos para definir quem somos. A carteira no bolso é o filtro da sociedade que você mesmo impôs, inconscientemente. É nome que para o momento do "Será que eu uso essa camisa ou essa outra aqui?"

A história começa com um comentário de uma colega de trabalho:

Fulano, não usa a carteira nesse bolso. Assim tu não vai pegar ninguém. Coloca no bolso de trás.

A pessoa aceitou a sugestão. Mentira, ela reclamou e continua usando a carteira no bolso da frente. Mas sabe… essa é uma escolha da pessoa.

Nesse dia percebi que fazemos escolhas sobre nossas atitudes e aparências que acabam, indiretamente servindo de filtro para quem queremos nos relacionar. Nesse exemplo específico, a resposta foi:

Se uma guria achar que usar a carteira dessa forma é algo que fará ela gostar menos de mim, que assim seja, prefiro pessoas que se importem com outras coisas. Assim filtro pessoas que eu não gostaria mesmo.

E nem era para ser grosso. Mas essa resposta deu origem a essa teoria. As escolhas de aparência são realmente um outdoor da sua personalidade.

Mas ei, não fique triste. Não é errado se vestir para os outros, assim como não é errado se vestir para si mesmo. Não é errado fazer algo para passar alguma ideia para alguém, assim como não é errado simplesmente ignorar tudo isso.

Alguns de nós se preocupam muito com o que os outros vão pensar e tentamos nos moldar ao mais aceitável possível, para agradar o maior número de pessoas.

Tomamos atitudes e nos comportamos para ser aceitos por algum grupo que nos interessa. Mesmo aquela galera super descolada que ligou o foda-se para a sociedade, está inevitavelmente tentando ser aceita pelo grupo de pessoas que ligou o foda-se.

Você tenta se diferenciar apenas para pertencer ao grupo dos diferentes.

A gente sempre tenta pertencer há algo, mesmo quando isso significa pertencer ao grupo daqueles que não pertencem a nada.

Determinadas atitudes afastam as pessoas de você — MAS tem aquelas que aproximam também! Se a pessoa não consegue conviver com aquela sua forma de ser, você tem certeza que aquela pessoa é relevante para você de alguma forma?

Seja o que você quiser, inclusive se isso significar ser aquilo que os outros querem que você seja, se você quiser também. Apenas seja feliz.

--

--

Dennis A.
Ó as teorias

Sou admirador e entusiasta da cultura e história. Usuário de Ironia e Sarcasmo.