Teoria da Infinita Suposição.

Vítor M. Kretschmer
Ó as teorias
Published in
2 min readOct 29, 2015

Oi, aqui é o Vítor. Este é meu primeiro texto no Medium, feito especialmente para compor a Coleção de Teorias do Dennis Altermann. Nas palavras dele: "se tu tiver alguma, mete bronca".

Acho que ele curte a minha escrita.

Ou tem pena do meu blog que ninguém lê.

Pode ser que fique tão, tão bom, que ganhe o mundo.

Pode ser que nem meu pai tenha saco de ler.

será?

Suposições, formadas pela minha mente. Ela quem definiu cada um desses contextos, todos fantasiosos, ainda que façam sentido.

O que é a realidade, se não aquilo que interpretamos (e supomos) dela mesma?

Vivemos em função de suposições. Montamos e remontamos historinhas, tentando simplificar os dramas diários. Infinitamente. No exemplo ali de cima, existe um inseguro (eu) que tenta entender um fato (o convite para escrever) a partir de uma série de prerrogativas. Algumas otimistas, outras não. Situações semelhantes acontecem nos relacionamentos:

Ele deve estar me traindo.

Ela inventou que tem festa hoje.

Ele vai a esse congresso para encontrar alguém.

Ela vai ficar com tesão em algum cara.

Basta um gatilho qualquer para ativar o roteirista adormecido em cada um de nós. Queremos captar o que está acontecendo. Estar no controle. Ou, pelo menos, dizer algum dia: AHÁ! EU SABIA! Isso consome nossa cabeça, nosso dia. Impede que a gente viva o presente. Porque suposições levam nosso olhar para longe. Para fora. Conduzem nossa mente numa bad trip sem fim.

Interpretamos as coisas e acreditamos que essa interpretação é a própria realidade. Sofremos por causa dela.

resultado de suposições em série

Passado o momento, seguimos no mesmo lugar. Estáticos, consumidos pelos nossos próprios pensamentos. Fantasiando, sofrendo, perdendo.

TÁ, VÍTOR, MAS E DAÍ? NÃO É FÁCIL CONTROLAR, CARA.

Não há solução mágica. Minha proposta, aqui, é de que tenhamos mais consciência desse vício. E de que não sejamos reféns dele. Meditação, relaxamento, remédios ou vodka podem até ajudar. Porém, as suposições jamais abandonam nossa mente por completo. Cabe a você definir se quer continuar sofrendo tanto com elas.

PALMAS PARA O IDIOTA QUE NÃO TROUXE A SOLUÇÃO MÁGICA.

--

--