Sua prioridade é estudar ou ir para a aula?

Teoria Unificada da Prioridade Relativa

Dennis A.
Ó as teorias
Published in
2 min readDec 14, 2017

--

É muito cômodo para as pessoas simplesmente dizerem que “não tenho tempo”, “não posso” ou “não tenho dinheiro”. É um jeito fácil de recusar a participar de algo.

Mas, sempre que escuto qualquer uma dessas frases, automaticamente vem a minha cabeça uma palavra chave: “prioridade

A Teoria Unificada da Prioridade Relativa é só uma reflexão sobre como não devemos mentir para nós mesmos e encarar a verdade: você não quer gastar seu tempo e/ou dinheiro com aquilo.

E não há nada de errado em não querer gastar seu tempo/dinheiro. O objetivo é apenas encarar a realidade de uma forma mais realista.

Ao compreender essa teoria, você começa a perceber quantas vezes as pessoas priorizaram outras coisas que não você. E isso será frequente. Porque as pessoas usam essas desculpas sem perceber que estão mentindo para você e para si.

E não há nada mais incômodo do que a choro de fome de um ser bem alimentado.

Excluindo o caso social óbvio de pessoas que não tem dinheiro ou estabilidade social para priorizar, essa teoria reflete sobre aqueles que fazem parte da sociedade comum, “normal”. A classe média da sociedade moderna.

Sabe aquela conversa de bar que todos começam a mexer no telefone? Prioridades…

Todos os seres humanos têm, indiscutivelmente, 24 horas para serem gastas, todos os dias, durante o resto de suas vidas. Dizer que você não tem tempo para estudar, não tem tempo para brincar com os filhos ou não tem tempo de praticar exercícios, na verdade apenas está deixando claro que prefere fazer outra coisa. Está priorizando algo diferente.

Sabe aquele seu amigo que você sempre encontra e diz “Vamos marcar um negócio?” e o dia nunca chega? Adivinha…. prioridades. São as mesmas pessoas que vão no bar com os amigos, mas ficam mexendo no celular. Com os smartphones, fica mais difícil fugir das nossas prioridades verdadeiras.

É claro que toda escolha tem uma renúncia. Deixar de trabalhar para priorizar os filhos, saúde física , educação e saúde mental pode lhe causar uma demissão. Ou mesmo deixar de gastar com comida pode te fazer morrer de fome. A questão é, entender a prioridade de cada item na sua vida e a reação de cada ação sua. Toda escolha automaticamente vira uma renúncia.

Então, concluo a minha reflexão com essa questão. Quando você for falar que não tem tempo ou dinheiro, será que você não está apenas priorizando as coisas erradas?

--

--

Dennis A.
Ó as teorias

Sou admirador e entusiasta da cultura e história. Usuário de Ironia e Sarcasmo.