O que está acontecendo?

Muitas coisas, em todos os meus vinte e poucos anos nunca imaginei viver em um cenário tão caótico.

Jéssica Suguyama
O Baú das Minhas Palavras
2 min readJun 23, 2021

--

Acervo pessoal

Eu acordo pela manhã já me sentindo bombardeada, no início não era assim, apesar de toda a situação eu tentava ser o mais produtiva possível e conseguia, mas fui perdendo toda a produtividade e com ela a força de vontade.

Tem momentos em que me encontro totalmente perdida em minha própria memória, sem ter a certeza se tal acontecimento foi em 2020 ou agora em 2021, "Afinal, é um ano todo só de sexta-feira treze", como diz e canta o meu amigo Emicida.

Já fazem 14 meses que tudo mudou e, o que está acontecendo? a cada dia que passa sei explicar menos. Falávamos o tempo todo e ainda falamos "tudo vai ficar bem", mas quando vai?

Todos os dias são iguais, com exceção das notícias nos jornais, pois cada dia é um recorde sangrento, inclusive tenho chorado pelas juventudes roubadas, pelos e-mails e cartas não respondidas, tenho chorado pelas doses de imunidade que nos foram negadas, pelas explosões, florestas que viraram cinzas e abusos cometidos.

Acordo bombardeada porque sinto que perdi tudo, o ar, o chão e a capacidade de ver, ouvir e reagir, a cada dia a mais de quarentena o meu corpo avança mais um nível vegetativo desconhecido pela ciência.

Eu sei, já sobrevivemos a muitos dias ruins e este período não é diferente. Eu sei, que é necessário levantar a cabeça, mas são muitas sensações agudas e pontiagudas, e se antes sabíamos lidar, hoje desaprendemos e tá tudo bem. Na verdade este é o ponto, quando sabermos de fato o que está acontecendo e por fim termos o controle de todas as situações, teremos de reaprender muitas coisas, entre elas seguir.

Estamos constantemente de luto, seja por um sorriso diário interrompido ou porque temos empatia pela perda do outro. O luto é um processo emocional complexo e singular, com uma longa trajetória até a aceitação. É necessário sentir a dor, a raiva e a negação, é preciso por pra fora todos esses e outras possíveis sensações e estados, para quando o ar novamente voltar acompanhado de todos os demais sentidos, assim possa erguer a cabeça compreendendo que não pode ser desfeito e que o caminho é conviver com isso.

Quando tudo isso passar serão muitos os desafios de diversas naturezas, aceitaremos todos os acontecimentos, afinal isso não pode e não poderá ser mudado, não iremos nos conformar, mas estaremos sábios, fortes e prontos para viver e valorizar vezes mais por todos aqueles que aqui já não estão.

Você gostou?

Leia também Carta para dias de geada e nos acompanhe no Instagram.

Até a próxima! 💛

--

--

Jéssica Suguyama
O Baú das Minhas Palavras

Uma paulistana de fabrica mineira, uai sô. Profª de Artes e escritora nas horas vagas.