Carteira de Bitcoin

O que é uma carteira de Bitcoin, como funciona, quais tipos de carteiras que posso ter e como devo escolhê-las?

Published in
7 min readJul 17, 2020

--

O que é?

Uma carteira de Bitcoin é uma chave criptográfica no qual qualquer pessoa que instalar o software capaz de gerar essa chave pode cria-la. Uma chave criptográfica, no caso da Bitcoin, consiste de uma chave privada e uma chave pública. Como o nome mesmo sugere, a chave privada só você deve ter acesso a ela e mais ninguém. Já a chave pública, é como se fosse seu endereço de email, você pode compartilha-la com quem quiser, será ela que outras pessoas usarão para lhe enviar Bitcoin.

Chave Privada

Exemplo de chave privada (Não utilize essa chave, você será roubada):

uma chave privada pode ser qualquer frase aleatória que contém no total quinze palavras diferentes

Uma chave privada pode ser codificada de várias maneiras, a mais comum é ter uma frase com 15 palavras aleatórias, denominada seed. É muito importante que as palavras sejam aleatórias, qualquer indício de que a frase não é aleatória, como a usada acima, facilitará a vida de um hacker que esteja tentando invadir sua carteira e roubar sua Bitcoin.

Chave Pública

Exemplo de uma chave pública:

1L239NcKeuukS6YuG44xvnGdMyfdGSMG7D

Vale notar que esse não é exatamente a chave pública, esse é o endereço da chave pública. Porém, para manter as coisas simples e não entrar muito no detalhe, é mais fácil assumir que essa é sua chave pública que você pode compartillhar com as pessoas e outras aplicações.

Software

Para conseguir usufruir das funcionalidades que uma carteira lhe propõe, é necessário instalar um software no seu computador ou celular que se conecta a rede de Bitcoin. Nesse software, você poderá verificar o saldo de sua carteira, verificar as transações que foram feitas para ela e também enviar uma transação para outra carteira. Na seção a seguir iremos falar um pouco mais sobre os tipos de carteiras e como decidir qual usar.

Tipos de Carteiras

Há diversas maneiras que alguém pode ter acesso a rede da Bitcoin, é importante que você entenda todas as maneiras e escolha aquela que faz mais sentido para você. Mas como decidir qual carteira é importante? Iremos analisar cada vertente e juga-las nas características abaixo dando uma nota de 1 a 5, sendo 1 a pior nota e 5 a melhor.

  • Segurança
  • Facilidade de uso
  • Custo
https://unsplash.com/photos/U_Ff4ohzLSw

Carteira de Papel

Essa vertente de carteira é a mais simples que alguém possa ter, basta gerar uma carteira aleatória online (em site confiado) ou usando o terminal de comandos do seu computador. Após a criação de sua chave privada, copie a mesma para um papel e o guarde em algum lugar no qual só você terá acesso e você sabe que não irá perder. A chave pública você pode manter uma cópia digital para usar quando quiser transferir Bitcoin para essa carteira.

Segurança

Nota 4: As carteiras de papel são umas das soluções mais seguras por estar longe de acesso de hackers. Porém, se você tiver bastante fundos salvo nessa carteira e de alguma maneira algum bandido descobrir que a mantém em casa, a sua casa vira o ponto de risco, o que pode colocar sua família em risco. Além de ser suscetível a acidentes domésticos, como fogo ou jogar o papel fora por engano.

Facilidade de uso

Nota 1: Carteiras de papel são difíceis de usar, você precisa entender exatamente como uma carteira de Bitcoin funciona, pois terá que conscientemente criar uma chave, copia-la para um papel, manter a chave pública e deletar o dado digital. Além disso, você fica incapacitado de transferir sua Bitcoin pra outra carteira, pois não tem a mesma conectada com nenhum software. Se um dia quiser transferir suas moedas para outra carteira, terá que importar essa carteira em algum software de sua escolha.

Custo

Nota 5: O custo de uma carteira de papel é 0, pois todas as coisas necessárias estão disponíveis online gratuitamente.

https://unsplash.com/photos/VvbcDOk5kEA

Carteira de Hardware (Cold wallet)

Carteiras de hardware são computadores. Existem algumas carteiras mais especializadas que são produzidas e comercializadas por empresas específicas, por exemplo, a Ledger e a Trezor. Porém, nada impede alguém de transformar um computador antigo em uma hardware wallet.

Segurança

Nota 5: Carteiras de hardware é uma opção muito segura, elas lhe fornecem uma maneira de assegurar sua chave privada através de um aparelho que não esteja conectado a internet.

Se você comprar uma Ledger, Trezor ou uma carteira parecida, você precisará conecta-la ao seu computador para conseguir enviar e receber Bitcoin. Com elas, virão instruções de como manter sua Bitcoin e outras criptomoedas seguras, é importante que você siga todas as instruções a risco.

Porém, se você escolher usar um computador velho, é importante que você tome cuidado com o seguinte:

  • Formate o computador antes de transformá-lo em carteira;
  • Após formatar, baixe uma carteira confiável, use esta ferramenta para achar carteiras confiáveis;
  • Tome muito cuidado para não ficar navegando pela internet e baixar coisas indevidas;
  • Só se conecte a internet com esse computador quando precisar enviar Bitcoin para uma outra carteira. Se não, o deixe desconectado e desligado de preferência.

Facilidade de uso

Nota 3: Ambas as carteiras possuem uma curva de aprendizado e um nível de sofisticação bem maior do que estamos acostumados a ter, quando se trata da custódia de nossos bens. Além de que, ter que conectar sua carteira ao seu computador para conseguir interagir com a sua Bitcoin é um tanto quanto longo.

Custo

Nota 1: Essas carteiras são geralmente comercializadas por empresas e não são baratas. Por exemplo, uma Ledger Nano S custa R$ 229 (preço de 17/07/2020).

https://unsplash.com/photos/EMPZ7yRZoGw

Carteiras Web

Também denominado carteira quentes(hot wallets) são as carteiras utilizadas pela maioria das corretoras mundo afora. São carteiras que estão conectadas a algum servidor gerenciado por uma aplicação, e esse servidor tem o poder de manipular essa carteira, enviando e recebendo Bitcoin.

Segurança

Nota 1: Carteiras web são extremamente inseguras, a Bitcoin fica em uma carteira que possui uma camada muito grande de possíveis ataques, pois quanto maior for a complexidade do software, maior é a probabilidade de existir alguma vulnerabilidade.

Mas então quer dizer que a carteira do Bipa, Mercado Bitcoin, Coinbase e todas as hot wallets são inseguras? Sim e não, todas as hot wallets possuem um vetor de ataque muito grande, portanto elas são inerentemente inseguras. Porém, o Bipa e a todas as outras empresas mantém a maioria de sua Bitcoin em carteiras de hardware offline, mantendo somente uma pequena porcentagem de seus fundos online. Sendo assim, se algum hacker invadir a carteira web, os fundos roubados poderão ser cobertos por fundos da própria empresa, e os fundos dos clientes se mantém intacto.

Facilidade de uso

Nota 5: Por ser online e abstraída por outro software, as empresas geralmente conseguem facilitar o uso dos usuários, fazendo com que eles não precisem gerenciar uma chave privada ou ter que carregar algum aparelho adicional.

Custo

Nota 5: Carteiras web geralmente são de graça.

https://unsplash.com/photos/DCCt1CQT8Os

Carteiras de computador ou celular

Há também aquelas carteiras no qual você baixa para seu celular ou computador. Essas carteiras geram chaves privadas para você e as salvam na memória de seu celular ou computador. Fornecendo aos seus usuários um controle maior sobre suas moedas, pois ela lhe da a opção de fazer uma cópia da chave privada. Além de que, essas aplicações geralmente não compartilham sua chave privada com ninguém, portanto, você é a única pessoa que tem acesso e pode controlar suas moedas.

Segurança

Nota 4: Carteiras de computador e celular que não compartilham sua chave privada com nenhum outro lugar e as salvam na memória são extremamente seguras, só você tem acesso a suas chaves. Porém, o ponto de fraqueza e insegurança vira você, seu computador ou seu celular. Caso você perca seu celular ou computador e não tenha feito uma cópia da chave privada, você perderá acesso aos seus fundos.

Facilidade de uso

Nota 3: Essas carteiras são bem fáceis de usar, porém, o cuidado extra que o usuário deve ter para não perder acesso aos seus fundos às tornam bem difícil para iniciantes. Elas tendem a ser mais lentas do que as carteiras web, pois interagem direto com a blockchain na maior parte do tempo, enquanto, as carteiras web mantém parte de seu estado em um servidor separado.

Custo

Nota 5: A maioria dessas carteiras são grátis.

Conclusão

Não importa o tipo de carteira que escolher, para tomar uma boa decisão de onde manter sua Bitcoin, é importante que você tenha em mente quais são as características de todas. Leve em consideração outros fatos também, como por exemplo:

  • Quanto de Bitcoin você tem?
  • Você vai querer negociar sua Bitcoin por outras moedas?
  • Esta comprando Bitcoin para segurar e não vender por muito tempo?
  • Você confia em você mesmo? Confia que consegue manter sua chave privada segura?

Dependendo das suas respostas para essas perguntas, uma carteira vai fazer mais sentido do que a outra. A escolha de carteira é algo pessoal e você devera escolher a que lhe deixa mais confortável, teste todas as opções e considere ter várias carteiras diferentes, a mágica de Bitcoin é a flexibilidade que ela te da de ser o seu próprio banco.

--

--

Uma maneira simples e segura de comprar e vender Bitcoin. https://bipa.app