O que é a Lightning Network?

O Korea (KoreaComK)
O Blog da Bipa
Published in
5 min readJan 6, 2021
Fonte da imagem: Hackernoon

Se você acredita que a inovação ocorre com muita rapidez no mundo da tecnologia, precisa observar o quanto o Bitcoin evoluiu nos últimos anos. A criptomoeda mais utilizada no mundo, criada por Satoshi Nakamoto, está promovendo um ambiente propício para inovações, tanto para o mundo financeiro, quanto para sanar as dores deste ecossistema. Com apenas doze anos de existência essa moeda revolucionou e continua revolucionando todo o setor financeiro e monetário, trazendo mais liberdade para seus usuários.

Um dos maiores problemas que a maioria das pessoas que utilizam o Bitcoin reclamam é o custo de transação. No momento em que este artigo está sendo produzido, as taxas são de aproximadamente R$20,00 para que a transferência seja feita nas próximas 4 horas na rede principal do Bitcoin, impossibilitando que transações de baixo valor possam acontecer. Por isso, os desenvolvedores estão focados em desenvolver e melhorar aquilo que chamamos de Lightning Network. Se procurarmos na internet o que é essa tecnologia, iremos encontrar uma vasta quantidade de artigos técnicos e conteúdos densos sobre o assunto, que necessitam de entendimentos prévios sobre o funcionamento do Bitcoin e das suas últimas atualizações. O problema é que não existem conteúdos mais simples para pessoas como nós, que não somos desenvolvedores, muito menos especialistas em tecnologia, ou ainda conhecedores dos meandros do Bitcoin. É por isso que este artigo está sendo produzido. Nele iremos entender o funcionamento da Lightning Network e porque é importante procurar soluções que tenham suporte à ela.

Para elucidar melhor a ideia do que é a Lightning Network, vamos fazer um paralelo com aquilo que já conhecemos, as contas que temos nos bancos e os meios de pagamentos mais comuns, como o Mercado Pago, o Paypal e demais soluções presentes na atualidade.

Quando falamos da rede principal do Bitcoin, seria semelhante a falarmos da rede que compõe os bancos. Nesta rede, temos todas as contas, de todas as pessoas, de todos os bancos, interligadas entre si. Quando queremos enviar o dinheiro de uma conta para outra, precisamos fazer uma transferência, como um DOC ou TED, onde temos que pagar a taxa para transferir o dinheiro, além de necessitar esperar, de alguns minutos a alguns dias para que o saldo caia na conta da outra pessoa, dependendo de qual método foi utilizado, e se estamos dentro do expediente bancário ou não. Essa é a estrutura de todo o ecossistema.

O problema é que se quisermos comprar alguma coisa que custe alguns poucos reais ou centavos, às vezes, a taxa de transação pode ser maior do que o valor a ser transferido. Por isso, temos soluções como o Mercado Pago ou o Paypal, onde podemos transferir nosso dinheiro facilmente de uma conta para outra, imediatamente e sem nenhuma taxa. Neste caso, não estamos utilizando a rede principal dos bancos, ou seja, qualquer transação que fizermos no ecossistema do Paypal ou do Mercado Pago, não influenciará nossa conta bancária.

Essa mudança faz com que transações pequenas possam ocorrer, permitindo que compras de baixo valor sejam viáveis, já que não é necessário esperar que seja confirmada a transação, além de não necessitar pagar taxas exorbitantes para mudar o saldo de uma carteira para outra. É isso que a tecnologia da Lightning Network do Bitcoin proporciona, um método onde podemos fazer transações de pequenos valores sem a necessidade de passar pela rede principal, que é onerosa, tanto financeiramente, quanto em relação ao tempo.

Anteriormente, não era dado tanto foco a essa inovação devido ao preço do Bitcoin ser relativamente barato. Entretanto, com o preço da criptomoeda alcançando os níveis atuais, fica cada vez mais complicado para as pessoas com baixo poder aquisitivo serem detentoras deste ativo financeiro. Outro ponto importante é que boa parte das pessoas deixam os saldos nas corretoras devido ao custo da transação na rede principal do Bitcoin, criando assim um problema crítico de segurança, já que as corretoras podem ser vítimas de ataques de agentes maliciosos, ou ainda, a pessoa responsável pela chave privada da carteira de Bitcoins da corretora morrer e os saldos serem comprometidos, como foi o caso do Gerald Cotten, fundador da corretora de criptomoedas canadense QuadrigaCX, que veio a falecer, levando consigo o saldo de todos os clientes da empresa.

Por isso é importante utilizar serviços que tenham suporte às inovações do Bitcoin, principalmente a Lightning Network, pois assim, pessoas com poder aquisitivo não tão alto podem ter a capacidade de comprar seus primeiros satoshis e enviar para suas carteiras o saldo, garantindo assim que seu patrimônio está em sua posse e não na posse de outra pessoa, entidade ou organização.

Esse é o caso da Bipa, o aplicativo que você pode comprar seus satoshis de maneira rápida, sem complicações e enviá-lo para sua carteira utilizando a Lightning Network. A Bipa possui integração total com esta funcionalidade da Lightning Network da rede Bitcoin além de ter um valor mínimo de apenas R$1,00 para a compra e venda. Além disso, com a integração com o PIX, em poucos minutos você consegue transformar o seu patrimônio em Bitcoins, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas como funciona a Lightning Network? O que são os canais? Como abrir e fechar um canal? Quais são as taxas para fazer isso? O que significa inbound capacity? O que é esse tal de caminho que não foi possível encontrar? Essas informações podemos encontrar em outros artigos, mas o importante é que existem soluções que permitem uma abstração, capaz de garantir que seus usuários não se preocupem com essas tecnicalidades. Apesar de ser importante e recomendado conhecer e entender aquilo que utilizamos, não é obrigatório saber de todos os meandros dessa tecnologia. O mais importante é conhecer o contexto geral, afinal, muitas pessoas não compreendem como funcionam os cartões de crédito, débito, ou mesmo o significado de TED ou DOC, apenas conhecem o seu funcionamento. Além disso, a tendência é que o desenvolvimento das tecnologias façam com que as soluções fiquem cada vez mais complicadas e seja necessário cada vez mais tempo para se entender e compreender todos os pontos técnicos.

--

--