O caminho se faz ao caminhar

Exatos nove meses após o rompimento da barragem, o que nós queremos é percorrer novos caminhos e dar luz a um outro olhar.

“O caminho que me trouxe a Mariana foi o amor!”, assim definiu dona Tereza Campos, uma das moradoras da cidade. Ela se referia ao amor pelo então futuro marido.

E foi também por amor que chegaram a Mariana: a equipe Nitro, os participantes da oficina Visual Storytelling e todos os demais participantes do encontro Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana. Amor pela fotografia, amor pela contação de histórias, amor pelas personagens (anônimos ou conhecidos).

Exatos nove meses após o rompimento da barragem, é impossível reescrever o passado. “A alma de Minas está soterrada. A alma das Gerais está enlameada”, em um desabafo escreveu o poeta e ambientalista Nísio Miranda, no seu “Auto de Desagravo a Bento Rodrigues”. “A natureza deu o grito: Pára! Agora sou eu!”, também desabafou Terezinha Meire, outra das moradoras de Mariana.

Exatos nove meses após o rompimento da barragem, o que nós queremos é percorrer novos caminhos e dar luz a um outro olhar. E inspirados em uma das poesias de Nísio Miranda, nos questionamos: “Em qual caminho minha travessia se dará?” Encontraríamos angústia, esperança, medo, coragem, histórias ou silêncios?

Seja de carro, de ônibus, de trem ou a pé, nada que encontramos pelos caminhos foi óbvio, corriqueiro ou banal. Nas fronteiras seculares entre Ouro Preto e Mariana encontramos as semelhanças, as diferenças, o desejo de unir forças e a certeza de que “o caminho se faz ao caminhar”.
Oficina Visual Storytelling | As fronteiras seculares entre Ouro Preto e Mariana
Agradecimento: Terezinha, Edgar, Manuela, Doraci, Hebe, Nísio Miranda, Antônio Machado e toda a Equipe do Fotógrafos em Ouro Preto e Mariana
Conteúdo: Amanda Canhestro, Antônio Mozeto, Flávio Danza, Gabriel Nogueira, Guilherme Aguiar, Jorge Fernando Vieira, Mariela Guimarães, Tina Carvalhaes, Úrsula L. Kirchner, Waldik Costa, Wanessa Marinho
Monitoria: Bruno Magalhães, Ciro Thielmann e Leo Drumond | NITRO