Projetos e Promessas

O dia zero de meu novo diário de bordo.

Felipe J.S. Ant
O Cangaceiro, uma visual novel
4 min readSep 22, 2016

--

Desde pequeno quis ser escritor. Gostava de montar meus gibis, escrever aventuras de RPG, tinha um blog no extinto Blogger, enfim, um monte de pequenas brincadeiras pessoais para o exercício do escrever e o prazer do ser lido. Porém tenho um problema.

Sou terrível com projetos de longo prazo. Distraio fácil com a borboleta passante , penso e devaneio demais sobre projetos e idéias até que elas me cansam , parto para outra e o ciclo se repete.

Não é certo, nem nada inspirador , mas sou eu. E assim devo me aceitar.

Pois bem, sem querer gastar mais do seu tempo nem do meu, adianto lhe que esse texto é um chute inicial de um projeto novo. Um novo jeito de chegar lá. Uma forma de expor uma intenção, tornando-a assim promessa pública e criando sobre mim mesmo uma pressão para a conclusão dessa empreitada.

Mas que carambolas é o projeto?

Quero criar uma visual novel, ou seja, um daqueles joguinhos de PC ou Celular que contém apenas apenas imagens estáticas e textos, onde as ações do jogador definem a história que se irá ler. Algo como um livro-jogo para quem lembra daqueles pocket books dos anos 90.

E sobre o que será esse “livro-jogo”?

Bem, eu sou fã de história do Brasil. Para cada livro que leio fico mais convicto que a máxima “Conhecer o passado, entender o presente, planejar o futuro” é a muito verdadeira, especialmente no período entre 1850 e 1950. Muita coisa aconteceu nesse período. Éramos império viramos república, eramos escravagistas e passamos a explorar imigrantes, fomos e voltamos de golpes e períodos democráticos, o futebol se popularizou nesse tempo, nossas leis trabalhistas são desse período, tivemos Getúlio, Lacerda, Prestes, Lampião e Pe. Cícero, Guerra do Paraguai e Canudos. Um período recente, rico de histórias e tão pouco conhecido.

Pois é nesse período que quero contar minha primeira história. O pano de fundo será o sertão do nordeste nos anos de 1920/30 onde Zé Franzino , Analice e Mateus, são três jovens amigos lidando com o começo de suas vidas em um cenário de seca, fome, coronelismo e cangaço. Quero que a história deles ajude a contar a história do período ao mesmo tempo que possamos refletir condições sociais da época e que estão presentes até hoje.

E que diabos você quer comigo?

Bem, quero que você me leia : D

Quero que cada passo desse projeto seja de alguma forma registrado, as decisões de roteiro e arte, o resultado das pesquisas e das dificuldades que vou encontrar no caminho, e até mesmo, os pensamentos que as vezes surgem e que gostaria de compartilhar em algo mais duradouro do que um post de Facebook.

Em outras palavras, esse será um Diário de Bordo. Para que você me acompanhe nesse inicio de projeto, para que você sinta comigo cada tijolo que formos colocando nessa casinha, que eventualmente você me de uma força quando eu desanimar e me cobre essa promessa escrita, e que quando o projeto estiver pronto, você compartilhe comigo da felicidade de vê-lo publicado.

E como eu faço isso?

Com a abundância de conteúdo gerado pela internet é cada vez mais difícil conseguir um vinculo próximo com os leitores, o Facebook praticamente define que conteúdo será exposto baseado em seus próprios algoritmos mostrando para não mais que 10% de sua base de amigos/fãs e apoiadores os posts que você publica. O Medium ainda está no inicio e nem todos estão familiarizados com as opções se “Recomendar” e “ Seguir”. O Twitter eu não sei usar mesmo : D.

Enfim, todo esse ruido atrapalha um pouco a comunicação e a colaboração entre autores e leitores e as tentativas de furar esse bloqueio e aumentar o alcance das publicação são trabalhosas e chatas ou implicam em gastos de dinheiro. Quero tentar algo diferente e mais próximo.

Provavelmente você chegou aqui por ser meu amigo, ou porque gostou de algum texto ou podcast que tenha participado/produzido. Espero que isso seja suficiente para que eu possa te pedir que, caso você tenha gostado da idéia do projeto, você inscreva seu e-mail clicando no link abaixo

Clique aqui para se cadastrar.

Assim toda vez que eu tiver novidades para te contar, eu tenha uma forma de eu te avisar , prometo não spammar sua caixa de mensagens, nem doar essa lista para terceiros. Essa será o primeiro depósito de confiança entre mim e você.

Caso você nunca tenha ouvido falar de mim e tenha mais dúvidas, as portas estão abertas para qualquer dúvida ou critica que você queira fazer via minhas redes sociais.

De qualquer forma agradeço o tempo que você gastou até aqui.

Um grande abraço,

Felipe J.S. Antunes

--

--

Felipe J.S. Ant
O Cangaceiro, uma visual novel

Quando escrever um livro, me chamarei escritor. Enquanto isso, vou tentando