O Projeto

Conheça sobre o que se trata O Cangaceiro

O Cangaceiro é meu projeto para produzir uma game no estilo Visual Novel tendo como pano de fundo o período do cangaço brasileiro.

Mas o que é uma visual novel?

Para quem não conhece o termo, talvez a forma mais fácil de explicar seja falando dos antigos Livros-Jogo. Esses livros foram bem populares entre RPGistas nos anos 90, eram histórias abertas onde ao final de cada trecho de texto o leitor era convidado a tomar uma decisão, ou jogar um dado e como consequência era direcionado para uma outra parte da história onde conheceria a consequência de sua ação. Portanto uma história interativa.

Com os computadores esse tipo de jogo ficou mais fácil, pois todas as mecânicas passaram a ser controladas pelo próprio código do programa e se tornou possível a adição de imagens e trilhas sonoras. Hoje esse estilo de game é bem popular no Japão, mas também tem muitos títulos em outros mercados.

E do que se trata O Cangaceiro?

Como mencionei antes, a história terá como background o período do cangaço brasileiro. O cangaço foi um fenômeno que teve seu inicio na segunda metade do século XIX na região do nordeste brasileiro. Eram grupos armados formados por pessoas pobres e que estavam a margem da sociedade e dos cuidados do Estado. A figura mais conhecida do cangaço foi Virgulino, ou o Lampião, seu bando atuou entre 1922 e 1938 onde foi morto pelas Volantes, que eram grupos policiais financiados pelos Estados Brasileiros.

Toda história do cangaço e seus cangaceiros é envolta em controvérsia. Seriam eles apenas bandidos que aterrorizavam os moradores da região realizando saques e espalhando o terror, ou seriam eles frutos de um estado falho que não enxergava os mais pobres tornando o cangaço sua única forma de defesa? Não existe uma resposta clara pois como todos os assuntos que tocam o ser humano não existe um único lado a ser explorado e conhecido. O cangaço é complexo.

O objetivo desse projeto é expor essa complexidade ao mesmo tempo que contamos uma história fictícia passada no período. Espero que O Cangaceiro sirva principalmente para passar o conhecimento sobre essa época,nos leve a refletir o quanto dessa situação se repete nos dias atuais e que podemos com isso ampliar nossa visão dos dias de hoje.

Como acompanhar o desenvolvimento?

Desenvolver a história, o jogo, a música e imagens leva tempo, e optei por compartilhar os passos dessa jornada com leitores interessados como você. Para mantermos contato e acompanhar o desenrolar dessa escrita, peço que inscreva seu e-mail clicando aqui. Ao confirmar sua inscrição te enviarei como agradecimento o primeiro texto desse livro jogo. Peço que recomende essa publicação (clicando no coração verde) e também compartilhe com outros interessados.

Um grande abraço e espero que aproveite!

Felipe J.S. Antunes


Se você gostou desse texto, por favor, recomende ele clicando no símbolo de coração!