Ferramentas gratuitas para fazer o seu podcast e otimizar sua produção

Com novidades nas plataformas de streaming, os podcasts vêm crescendo cada vez mais. Por isso, selecionamos ferramentas que dão suporte completo na preparação, edição e divulgação do conteúdo.

Luíza Araújo
O canvas de conteúdo
4 min readFeb 14, 2020

--

Uma coisa é certa: os podcasts já garantiram seu espaço. Desde o ano passado, a gente acompanha o rápido crescimento da produção de conteúdo em formato de áudio e, agora em 2020, temos mais certeza que o formato já está bem consolidado.

O Brasil está em 2º lugar entre os países que mais consomem podcasts no mundo e a audição deste formato de conteúdo já aumentou 200% no Spotify. Não é à toa que as novidades para os ouvintes não param, com atualizações nos streamings e mais visibilidade ao conteúdo em pesquisas no Google. Mas na correria da rotina de quem quer produzir ou otimizar o processo de produção, sempre surgem as perguntas: e aí, como fazer um podcast e quais ferramentas podem ajudar antes, durante e após a produção? Confira nossas dicas e ferramentas essenciais para ajudar você a desenvolver o seu podcast.

🔊 Preparação

A gente sabe que, além de materiais para gravação, como microfone, o fluxo de gravações pode ser prejudicado caso você não tenha um direcionamento sobre os assuntos a serem trabalhados no podcast.

Dessa forma, o levantamento de temas e elaboração das pautas devem ser definidos de acordo com o nicho e objetivo principal do seu conteúdo, com:

  • novidades e temas em discussão sobre o universo do conteúdo;
  • possibilidade de chamar convidados e especialistas na área;
  • feedback do público.

Vale lembrar que, nesses casos, a organização utilizando um calendário editorial e ferramentas, como o Google Docs, ajudam na hora de encontrar facilmente as pautas na hora da gravação, treinar o texto de introdução e finalização (se houver) e de compartilhar o material com os convidados.

🔊 Gravação e edição

Depois de gravar o podcast, é hora de editá-lo. A plataforma Anchor permite uma experiência mais prática e ágil para os podcasters seja no computador, Android ou iOS. Nela, você pode:

  • gravar em qualquer lugar;
  • editar os episódios com ferramentas e interface objetiva;
  • importar áudios, incluir transições e efeitos sonoros;
  • importar seu podcast de outras plataformas para controle completo na Anchor;
  • enviar automaticamente seu podcast para as principais plataformas de distribuição, como Spotify, Google Podcasts e Apple iTunes.

Além disso, o Spotify está testando o novo botão “criar podcast” no seu menu de Podcast, sendo um recurso integrado ao Anchor.

Outras ferramentas que podem ajudar você durante a edição é o Soundtrap ou Spext, que transcrevem o seu áudio completo e facilita na hora de visualizar e excluir aqueles “hmmm”, longas pausas e alguns vícios de fala.

🔊 Áudios e efeitos sonoros gratuitos

O conteúdo do seu podcast fica ainda mais completo e descontraído quando você tem em mãos aqueles efeitos e trechos de música para fazer transições, abertura e finalização.

  • Por aqui, a gente recomenda a Biblioteca de áudio do YouTube. Outros sites também oferecem uma grande diversidade de músicas e efeitos, mas vale sempre ficar de olho nas políticas de direitos autorais.

🔊 Divulgação

Com seu programa pronto, o próximo passo é compartilhar com todo mundo. É nessa hora que, se você preferir, pode ir além de artes gráficas ou aquela foto clássica de divulgação.

  • O Headliner é um app prático e com ferramentas de edição e transcrição de vídeo que vão deixar a publicação do seu podcast nas mídias sociais mais interativo e dinâmico. Você pode utilizá-lo tanto na versão web quanto no app disponível para iOS e Android.
  • Já o Bullet, embora ainda não tenha versão em português, é um app para iOS que não custa nada ficar de olho e aguardar novas atualizações. Suas funcionalidades parecem bastante com as do Headliner e também dá para fazer tudo no celular e com seleção rápida para trechos de 15 segundos que vão agitar os seus Stories no Instagram.

🔊 Análise

Os serviços de streaming perceberam a importância do crescimento dos podcasts, não é à toa que recentemente o Spotify lançou o recurso Spotify for Podcasters. A novidade funciona como uma dashboard para análise constante de dados e insights sobre a sua audiência.

As facilidades para produção, edição, publicação e análise de podcasts só crescem. Aproveite para tirar sua ideia do papel, testar novas ferramentas e diferentes formatos de conteúdo para o seu público. Iniciando novas conversas, sempre surgem novas oportunidades para criação de conteúdo criativo.

👏 Precisa de uma ferramenta para organizar o seu programa de podcast? Baixe aqui uma metodologia ágil gratuita para planejar suas pautas e ter o controle de todas as informações em uma única tela.

--

--

Luíza Araújo
O canvas de conteúdo

Jornalista falando sobre criação de conteúdo e produzindo o seu por aí. 💡 linkedin.com/in/araujoluiza/