O segredo para nunca ficar sem pauta

Como as buscas no Google ajudam você no processo de criação de conteúdo.

Luíza Araújo
O canvas de conteúdo
5 min readJun 3, 2019

--

Qual o primeiro lugar online em que você faz uma pesquisa? Pensou no Google? Agora imagine várias outras pessoas fazendo a mesma ação quando querem saber um assunto, ir a algum lugar, fazer o que querem e comprar o que desejam.

Já é recorrente o Google (ou o mecanismo de busca de sua preferência) ser a 1ª opção para as dúvidas cotidianas das pessoas. Para o Google, é dessa forma que os micro-momentos servem para identificar os principais pontos da jornada do consumidor. Mas você deve querer saber o que isso tem a ver com conteúdo.

O processo criativo pode ser um pouco chato quando você está naquele dia sem ideias para planejar conteúdo, mas conhecendo os momentos da jornada do cliente, você pode saber os anseios que se passam na cabeça do seu nicho e entende como adaptar uma busca no Google para a pauta que vai esclarecer e encher os olhos de quem consome seu conteúdo. Vamos conferir como colocar isso na sua rotina de criação?

Google e a solução para as suas dúvidas

Entender o comportamento dos consumidores e, principalmente, do seu nicho, sempre vai ser a base para guiar o seu planejamento de conteúdo. É daí que vão surgir os direcionamentos e ideias para criar o conteúdo ideal e necessário àquilo que o seu (futuro) cliente precisa.

Você pode conhecer seu nicho ao participar de grupos, fazendo pesquisas sobre os hábitos com os clientes e diversas outras maneiras para entender os comportamentos do público.

Esses exemplos já vão ajudar você a listar uma boa quantidade de pautas que podem virar conteúdo, mas aqui a gente vai mostrar como o Google ajuda você nesta etapa.

Micro-momentos

Segundo o Google, o termo abrange quatro momentos em que os consumidores usam a busca para solucionar uma necessidade, o que geralmente ocorre através de um dispositivo móvel. Dessa forma, os micro-momentos também representam a jornada do cliente até o momento que ele pode chegar na decisão de compra. Confira:

  • eu quero saber: é o momento que a pessoa tem vontade de aprender ou adquirir informação sobre algo;
  • eu quero ir: é quando o consumidor decide buscar por uma empresa ou local específico da região;
  • eu quero fazer: o consumidor pode, na mesma hora, aprender como aquilo que precisa naquele momento da busca;
  • eu quero comprar: é o momento que ocorre a decisão de compra do consumidor.

Mas como isso pode quebrar um galho na hora de planejar conteúdo? Na hora de digitar a sua busca no Google, você observa que aparecem sugestões de busca relacionadas ao assunto através de palavras que autocompletam a sua ideia inicial de pesquisa. É aí que está o segredo.

O autocompletar de cada pesquisa mostra as buscas mais frequentes que as pessoas fazem sobre um assunto, ou seja, pode acontecer de alguma sugestão se adequar mais a outro micro-momento e, ainda assim, ajudar você.

As principais pesquisas das pessoas podem ser a base para a criação de novas pautas.

AnswerThePublic: para quem gosta de ferramentas

Google, Bing e outros buscadores são o lugar onde as pessoas perguntam de tudo e procuram por algo. É com essa premissa que o AnswerThePublic é uma ferramenta online que vai ser uma boa fonte de ideias para você, seu negócio e tudo aquilo necessário para entender as preferências de um nicho.

Ela funciona como um buscador de palavras-chave, só que vai muito além: reúne a visualização de dados através de mapas mentais que mostram as perguntas, preposições e comparações realizadas por quem busca por um conteúdo no Google ou Bing. Ainda apresenta uma versão em alfabeto dos resultados.

Exemplo do mapa mental de preposições gerado pelo AnswerThePublic através da pesquisa “conteúdo”.

A ferramenta tem versão paga e gratuita, com um limite de 3 pesquisas de graça por dia.

Não esqueça a fase de testes

Como todo conteúdo, é necessário avaliar o que está dando resultados (ou não):

  • Observe o resultado das suas publicações. Se foi bom e o seu público se engajou no conteúdo, fica claro os tipos de pauta que devem continuar sendo produzidas.
  • Se não deu tão certo, observe de que forma o tema pode ser abordado de outra maneira.

Aqui é hora de fazer mais um teste, buscando diferentes formatos ou ideias para tratar o conteúdo.

  • Se, definitivamente, não deu certo… desapegue e abandone a ideia. O caminho é repetir este processo a cada mês, trimestre ou semestre. Qual a melhor periodicidade para este ciclo de análise apenas a sua frequência de publicações e envolvimento com o público podem dizer.

Dessa forma, é importante adicionar ao seu planejamento o lembrete para manter uma rotina de monitoramento dos conteúdos publicados. Essa análise vai ser a base para que, antes de procurar as pautas, você já conheça o que vêm dando certo ou não para o seu nicho e perca menos tempo na hora da pesquisa.

Os micro-momentos com pesquisas do Google e o AnswerThePublic podem guiar você para o conteúdo fazer sentido com a intenção e com o estágio dos seus consumidores durante a jornada. É por isso que essa forma de buscar pautas precisa estar clara no seu planejamento e deve ser aplicada ao seu planejamento de acordo com as suas estratégias e preferências do seu nicho.

Outra dica é que você pode aplicar a dica no Instagram com a pesquisa de hashtags. Nesse caso, você pode observar como diferentes marcas vêm produzindo os conteúdos relacionados às etapas dos micro-momentos e se inspirar para o seu material.

Viu como a jornada do consumidor guia completamente a sua criação de conteúdo? Essa é a vantagem em elaborar pautas diretamente relacionadas às necessidades e de acordo com o comportamento do cliente: fazer um conteúdo que está precisamente alinhado com a expectativa do público.

👏 Sabe onde as buscas do Google também podem ajudar você? Na hora de planejar conteúdo em única tela. Baixe aqui uma ferramenta e preencha com as suas melhores ideias.

Atualizado em 04/06/2019.

--

--

Luíza Araújo
O canvas de conteúdo

Jornalista falando sobre criação de conteúdo e produzindo o seu por aí. 💡 linkedin.com/in/araujoluiza/