Uma ferramenta online e gratuita para criar seus mapas mentais

Ricardo Oliveira
O canvas de conteúdo
2 min readNov 29, 2017

Cada vez mais usados em diferentes áreas (se recomenda até para estudantes de Enem), mapas mentais são ótimos para fazer planejamentos de conteúdo. Até então eu sempre usei o Mindjet MindManager, um software bem completo, com integrações ao PowerPoint e Acrobat e é bem completo. Mas recentemente descobri o Coggle e curti bastante.

Totalmente online, colaborativo e com recursos visuais mais interessantes, o Coggle me ajuda a manter esse hábito que já tenho há tantos anos. Como mapas mentais me ajudam?

  • Como um bom fã de moleskines e de rabiscar minhas ideias, eu curto a visualização processual do que tenho que entender. Pode ser uma tarefa, o planejamento de uma marca, de uma série de conteúdos, de uma ação, de uma simples ideia. Cabe praticamente tudo em um mapa mental.
  • Anotações em texto corrido são a forma mais tradicional do mundo de guardar suas memórias e ideias, mas elas não são exatamente eficientes para consultas rápidas posteriores. Especialmente se você precisa desenvolver documentos maiores do seu planejamento, fica difícil encontrar algumas informações em seu fluxo de pensamento inicial (o famoso rascunho).
  • Visualizar as ideias em uma única página, então, facilita bastante encontrar os insights que você precisa a partir desse rascunho. O acesso é fácil não somente para você, mas, se bem feito, também serve para qualquer pessoa que precise consulta-lo no futuro.

Atualmente, é muito raro que eu faça um planejamento sem iniciar por um mapa mental. Do mais simples ao mais elaborado com links e imagens, todos cumprem o importante papel de me ajudar a pensar e planejar melhor. Você também faz os seus? Conta aí nos comentários ; )

Quer conhecer uma ferramenta prática para aumentar sua eficiência no planejamento de conteúdos? Baixe agora, gratuitamente.

--

--

Ricardo Oliveira
O canvas de conteúdo

Faço conteúdo e escrevo sobre ele. Empresário fundador do Dois Cafés (www.estudiodoiscafes.com.br), palestrante e professor.