Etus ou mLabs: o guia definitivo das ferramentas

Conheça todas as funcionalidades e os diferenciais da Etus e da mLabs, ferramentas de gestão para redes sociais.

Luíza Araújo
O canvas de conteúdo
9 min readMar 6, 2019

--

Por Luíza Araújo, Kamylla Silva e Ricardo Oliveira

Atualizações:

  • em 27/02/2020 de acordo com os novos recursos lançados pela Etus e mLabs;
  • em 23/08/2019 de acordo com os novos recursos disponibilizados pela Etus;
  • em 22/03/2019 de acordo com os novos recursos da mLabs disponibilizados em 14/03/2019.

Existe uma infinidade de ferramentas para gestão de mídias sociais. Desde apps mais básicos apenas para administrar redes específicas até aqueles mais completos que permitem gerenciar múltiplas contas em diversos canais diferentes.

Quando se trata de serviços focados na distribuição agendada de posts e gestão de comunidade (comentários e inbox), duas ferramentas brasileiras saltam aos olhos. Etus e mLabs são as mais conhecidas nesse formato, deixando de lado opções direcionadas a ferramentas específicas. Elas cabem perfeitamente nas necessidades básicas da rotina de um social media freelancer ou de uma agência digital. Hoje, contam com recursos que são úteis até para marcas que queiram organizar o seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

No fim, sempre encontramos por aí as mesmas perguntas: qual ferramenta você usa? Qual a mais completa? E aí, Etus ou mLabs?

Este post é um apanhado de tudo o que conseguimos compreender utilizando ambos os produtos na prática. Aqui, você conhecerá os principais recursos da Etus e mLabs, colocando as duas ferramentas frente a frente em uma disputa que beneficia quem trabalha todo santo dia criando e publicando posts. Vamos nessa?

Duas plataformas e uma finalidade: gerenciamento completo

A Etus e a mLabs são plataformas de gestão para as mídias sociais que se diferenciam em algumas etapas do gerenciamento e acompanhamento de perfis. A equipe do Canvas de Conteúdo usou e testou as duas ferramentas desde o ano passado com diferentes clientes e necessidades. O resultado dessa experiência a gente compartilha agora com você, nos mínimos detalhes.

Segundo a Etus, você pode agendar e impulsionar posts e gerir relatórios para Instagram, Facebook (incluindo Ads), Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest, Tumblr e Google Analytics. A plataforma também oferece relatórios completos, captura de leads, aprovação de postagens e respostas a comentários e mensagens de Inbox e Direct.

Já segundo a mLabs, a ferramenta permite o agendamento e aprovação de posts do Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube e Pinterest. É possível respostas, atendimento e criação de tags para o Inbox, Direct e WhatsApp; relatórios personalizados e dinâmicos para Instagram, Facebook, Twitter, Google Analytics e LinkedIn, além de acompanhamento em tempo real.

Cada ferramenta pode ajudar você a gerir o conteúdo em rotinas com pequenas diferenças. Apesar das diversas semelhanças, a interface e algumas funcionalidades podem transformar o acompanhamento de etapas da sua publicação. Vamos conhecer as diferenças entre a Etus e a mLabs?

Etus

Página inicial da Etus.

A dashboard apresenta uma visão geral com datas sazonais, calendário de agendamentos, número de perfis gerenciados, quantidade de usuários, período de assinatura e espaço para as novas atualizações da ferramenta.

Na barra lateral à esquerda, estão as funcionalidades da Etus. Conheça os detalhes das principais:

Perfis

Você tem as opções de administração de funções dos usuários e das mídias sociais utilizadas, assinatura em posts, localização padrão, marca d’água para as publicações e uma área para incluir seus concorrentes.

Posts

Você pode agendar uma publicação nas mídias: Facebook, Instagram (incluindo Stories e IGTV), Twitter, LinkedIn, YouTube, Tumblr e Pinterest. Dá para personalizar a legenda de cada mídia social, os horários distintos para cada uma e agendar tudo de uma só vez.

A seção foi atualizada pela Etus (07/06/2019) e também conta com impulsionamento de posts (Facebook e Instagram) no mesmo painel de agendamento com a função de text overlay, em que você tem como verificar se a porcentagem de texto de uma imagem está ideal para anúncios. A Etus também permite o agendamento de Stories para Close Friends.

Há a opção de monitoramento dos Top Trends Brasil e Mundo, datas sazonais e suas próprias datas e visualização da prévia do post na mesma página.

Nova interface de agendamentos de posts da Etus.

Você também tem opções de publicar GIF no feed, redução de link, repost, ativação da localização, primeiro comentário, publicação de stories, link externo e Facebook 360º.
É possível publicar imagem, vídeo ou álbum, com opção para uma edição rápida de fotos. Você pode marcar perfis na publicação e um extra para e-commerces que estão no Instagram: a marcação de produtos da loja.

Ao finalizar, você pode escolher se deseja agendar, publicar agora ou salvar como rascunho. Na seção calendário, a ferramenta apresenta uma visualização completa dos seus agendamentos, e na aba publicações agendadas, você tem acesso às categorias de publicação, como agendadas, rascunhos e publicadas com sucesso.

Relatórios

Dá para emitir as análises da ferramenta para Facebook, Instagram, Facebook Ads, Twitter, LinkedIn, YouTube, Analytics e Leads. Você pode gerar o relatório de acordo com suas necessidades no período desejado.

Seção de Relatórios da Etus.

Workflow

Permite a aprovação e agendamento de demandas das publicações.

Inbox

Reúne todas as suas redes sociais em uma tela e permite que você responda às mensagens enviadas no Instagram, Facebook e Twitter.

Timeline

A Etus dispõe de um espaço que reúne as redes sociais no mesmo lugar para edição e respostas aos comentários diretamente para cada rede.

Leads

Você pode realizar a captura de leads a partir da criação de landing page, pop-up ou formulário. A ferramenta ainda permite integração ao RD Station, que deve ser realizada na aba de perfis.

Prós e contras

A ferramenta é ágil, com recursos extras que podem ser úteis para pequenos projetos, como a criação de landing page (permitindo exportar os leads posteriormente). A publicação em múltiplas redes variando o texto é uma mão na roda e o preço é bastante acessível para os recursos básicos.

Em contrapartida, a interface é pobre visualmente, o suporte e onboarding são pouco eficientes, os bugs são recorrentes em publicação de stories (como atraso ou a não veiculação dos posts) e na ferramenta de inbox.

mLabs

Página inicial da mLabs.

A mLabs exibe uma dashboard com informações gerais sobre os perfis da conta por meio de um painel com as mídias sociais e ferramentas Facebook, Twitter, Instagram, Google Analytics, LinkedIn, YouTube e WhatsApp.

O menu no topo segmenta o acesso à visão geral de cada cliente. No segundo menu estão as funcionalidades da ferramenta e, ao cadastrar as mídias sociais, você também pode incluir os concorrentes de cada marca.

Agendar post

Você pode selecionar as redes sociais desejadas (Instagram, incluindo Stories e IGTV, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest) e agendar o mesmo conteúdo para várias ao mesmo tempo. A seção foi atualizada pela mLabs (14/03/2019) e permite o agendamento de múltiplos posts, em diversas redes sociais e em diferentes horários para o mesmo post. Está disponível customizar as legendas para os diferentes canais no mesmo agendamentos. As funcionalidades de publicar agora, salvar como rascunho e ter uma prévia de como ficou o agendamento também fazem parte das novidades da ferramenta.

A mLabs também permite a criação de publicações diretamente na função de agendar post, com a possibilidade de criar um design com todos os recursos disponíveis do Canva. Outra opção é utilizar a nova versão do mLabs Studio, que também conta com ferramentas para edição de artes gráficas e imagens direto na plataforma.

Interface de agendamento de posts da mLabs.

Além disso, é possível adicionar GIFs e box de perguntas nos Stories e marcar produtos no Instagram Shopping por meio dos agendamentos. As outras funcionalidades para os posts são: marcar pessoas, realizar edições rápidas na própria ferramenta, encurtar URL, definir painel no Pinterest, adicionar URL, inserir localização, visibilidade do post no LinkedIn, adicionar hashtags, configurações avançadas para desativação de comentários, inserir primeiro comentário e repost no Instagram.

Por fim, a mLabs permite a publicação de imagem, vídeo, carrossel e GIF no feed do Instagram e, no Facebook, imagem, vídeo, carrossel e foto 360°.

Calendário

O usuário dispõe de uma visão geral do que foi agendado e com opções de filtros para cada rede social. Esta seção também permite importar ou exportar um calendário com datas e lembretes.

Se você esquecer de adicionar um post na hora do agendamento, dá para clicar no post agendado, selecionar Clonar e, depois, editá-lo, customizá-lo e selecionar o outro canal para onde você deseja agendar.

Inbox

A ferramenta une as mensagens privadas de cada rede social em um só lugar: do WhatsApp, Facebook e Instagram. Dá para segmentar por tags ou prioridade e salvar respostas prontas. A conexão com WhatsApp é basicamente funcionar o WhatsApp Web dentro do sistema, porém com os usuários da conta podendo se comunicar e otimizar as respostas às mensagens. Nesta aba, a ferramenta também permite integração com o RD Station.

Feed

Você acompanha o Facebook e o Instagram na mesma página, com a possibilidade de respostas e acompanhamento de comentários.

Workflow

Dá para enviar e controlar a aprovação dos posts direto com seu cliente, assim como dividir demandas com a equipe. A ferramenta também oferece a opção de agendar automaticamente os posts aprovados pelo cliente.

Acompanhamento

Você pode selecionar o período desejado e acompanhar, em tempo real, o desempenho do conteúdo no Facebook, Twitter, Instagram e Analytics de acordo com categorias da mLabs.

Relatórios

São várias as possibilidades de análise através de crescimento, alcance, engajamento, conteúdo ou de modo personalizado. No modo personalizado, você pode unir todas as categorias e selecionar os dados que deseja emitir no relatório.

Seção para escolha das redes sociais e algumas das opções do que pode entrar na análise do relatório personalizado da mLabs.

Você pode compartilhar o relatório emitido através de um link que fornece todas as informações solicitadas de forma dinâmica e interativa mas, ao gerar PDF para enviar para o cliente, ele perde a interatividade e algumas informações podem não ser apresentadas corretamente. Os relatórios só podem ser gerados com datas até três dias antes da atual.

Uma das seções de análise do relatório da mLabs com indicadores interativos.

Prós e contras

É possível agendar múltiplos posts com textos, imagens e horários diferentes. A ferramenta de inbox é funcional e completa, com tagueamento e organização entre usuários. Já o relatório conta com funções importantes, como sugestão analíticas (qual formato de conteúdo deu mais certo?) e a mLabs oferece suporte eficiente no chat (diferencial forte) ou por e-mail.

Assim como a Etus, possui uma interface pobre visualmente, com experiência de usuário um pouco problemática. Mesmo após 3 meses de uso é difícil encontrar recursos como apagar a conta de um cliente. Também tem bugs em publicações, como quando se tenta publicar um vídeo vertical (4:5) e a ferramenta o força a ficar quadrado. Além disso, os relatórios são emitidos até três dias antes da data atual. O custo é acessível em contas simples, mas as funções completas chegam a ser o dobro do preço da Etus.

Etus ou mLabs?

Detalhamos para você as principais funções das duas ferramentas para gerir e acompanhar suas mídias sociais mas, na prática, o que uma tem que a outra não tem? Elaboramos uma tabela com as diferenças entre a Etus e a mLabs. Confira:

Qual a sua escolha?

A maioria das ferramentas de gerenciamento de mídias sociais oferecem testes gratuitos por um período e o ideal é ver na prática cada função para você fazer a melhor escolha para o seu caso.

No caso dos planos de serviços, a Etus e mLabs oferecem duas opções: um plano de agendamento de posts e outro de plano completo com todas as funcionalidades.

Constantemente as ferramentas se atualizam e ampliam suas possibilidades para atender as necessidades dos clientes. Nossa análise não tem a intenção de fazer você decidir por uma delas, porque como é perceptível, ambas têm recursos competitivos e seus próprios bugs. Este é um guia definitivo entre elas, mas quem decide é você. Faça o teste e nos conte nos comentários.

Sem um conteúdo bem planejado não tem publicação que seja agendada. Baixe aqui uma ferramenta gratuita para planejar seu conteúdo em única tela.

--

--

Luíza Araújo
O canvas de conteúdo

Jornalista falando sobre criação de conteúdo e produzindo o seu por aí. 💡 linkedin.com/in/araujoluiza/