Morte ao post-panfleto

Ricardo Oliveira
O canvas de conteúdo

--

Muita, muita, mas muuuita gente reclama quando saem notícias de mudança de algorítimo do Facebook reduzindo o alcance de fan pages.

É uma realidade antiga: o Facebook entrega menos conteúdo de marca na timeline, “limpando” o feed do usuário e empurrando impulsionamento para as empresas alcançarem o desejado.

A gente sabe que isso prejudica o jogo, mas não dá pra ignorar que na verdade o problema das marcas no Facebook (e também no Instagram) é o que chamo de post-panfleto.

É culpa dessa estratégia que páginas com centenas de milhares de curtidas têm postagens com 5, 10 likes.

Social media foi para a mão de agências de publicidade e, infelizmente, uma parte considerável delas não está fazendo conteúdo. Está só fazendo uma peça publicitária por dia para o cliente, às vezes casada com uma promoção, às vezes casada com uma campanha “360º”.

É o post-panfleto. Aquele conteúdo que poderia ser impresso em 15 mil cópias e entregue na esquina. Uma porrada de gente iria receber; a maioria iria jogar fora, alguns iriam dar atenção, outros raros comprar, mas jamais se envolver com um conteúdo que fideliza, traz relacionamento e gera paixão pela marca.

— —

Faça um exercício. Visite as fan pages de grandes marcas. Gente que você sabe que contrata agências de publicidade ou empresas de social media para fazer “conteúdo”. Dá uma olhada se 80–90% não está fazendo posts-panfleto e verifica o engajamento ao conteúdo. A quantidade de comentários, compartilhamentos. Quando você encontrar algo expressivo, lembra se você não viu isso impulsionado no seu feed semana passada.

Você vai ver que esse tempo todo, a culpa não é do algorítimo do Facebook, mas do post-panfleto.

E como panfleto no meio da rua, a maioria vai para o lixo, porque não serve de nada.

— —

Já deu, amigos publicitários, social medias, redatores digitais, diretores de arte digital. Acabou a época de vender isso com um fee mensal que quando junta 10 clientes paga as contas do mês.

Já deu faz tempo. No mínimo uns 3 anos.

Tá na hora de fazer conteúdo. Na hora de sair da mamatinha de fazer o que você sempre fez só chamando de digital, de conteúdo.

E a evolução do post-panfleto não é o post-folder.

--

--

Ricardo Oliveira
O canvas de conteúdo

Faço conteúdo e escrevo sobre ele. Empresário fundador do Dois Cafés (www.estudiodoiscafes.com.br), palestrante e professor.