Entrevista com o Mc Lobo e Mc Bronks

Telesrion
Escritores da Liberdade
4 min readSep 2, 2019

--

Toda produção artística nasce primeiro de uma vivência, onde em seguida passa por vários insights profundos até chegar ao final de sua produção. Quando a obra se finaliza ela ganha a oportunidade curar qualquer um que entrar em contato com ela, comportando-se assim, como peça fundamental para o reequilíbrio do emocional humano.

Quando falamos de RAP, estamos falando de toda uma história de sobrevivência e superação que se expressa de maneira nítida em suas letras. Então eu resolvi me aprofundar um pouco mais na história que esses rappers carregam e acabam levando para as suas músicas.

O que fez com que vocês escolhessem esses nomes artísticos?

Lobo Samurai: Lobo veio porque umas das significações é lealdade, Samurai porque sou faixa marrom de Judô e é umas das artes dos samurais.

No xamanismo, o lobo representa a ideia de: sair da tribo em buscar novos conhecimentos e novos caminhos, e após isso volta para tribo dando outras perspectivas para aqueles que não desbravaram junto a ele. Ao associar ainda mais com a cor marrom que representa disciplina e solidificação no Judô, você acabou criando um corpo ao seu nome. Fortificando o seu poder pessoal que implica justamente na autoconfiança.

Bronks Ronin: Bronks, porque é algo vindo mais da favela , como o Brooklin saca? Aí coloquei até no Facebook com sobrenome Bronks o que fez com que geral começasse a me chamar de Bronks. Aí nisso achei que era um bom nome artístico.

Isso também serve como referência para quela ideia de “eu posso até não morar mais no lugar em que eu morava antes, mas isso não significa que eu deixei de ser de lá.” Isso mantém a representatividade do lugar de onde veio, e ao mesmo tempo demonstra a honra pelo seu passado já que somos frutos do próprio.

Quais são as suas inspirações artísticas?

Lobo Samurai:
Nacional: Sabota, Racionais, TGS, RZO, Planet Hemp, Luiz Gonzaga, Cacife Clan, Scooby, meu Ronin Bronks, Jaleo, Nego Chris, Charlie Brown Jr, Caju e Castanha
Internacional: DJ Mustard, Iamsu!,Dre, Eminem, Migos, Travis scoot, The Fugees , Shaba, Born Jamericans
E se não fosse Rashid, não existiria Lobo Samurai.

Bronks Ronin: Mano em questão disso, minha maior referência musical são, Sant, ONNI, Tiago Mac, Sabota, Rashid, ZKM que é grande referência em Guarulhos já foi campeão da guarulhense de rima , tenho o pessoal do 1Chico7 e Grutengang, são minhas maiores referências e a MUD que inclusive é o coletivo á qual pertenço, e fora de RAP tenho como referência Renato Russo , Tim Maia, Vanessa da Mata , Ana Carolina e Adriana Calcanhoto
E dois dos mais importantes que são de grandes referências e influências ao meu ver, são o próprio Lobo Samurai e o Jaléo.

Uma fusão aí de várias eras elencando com vários outros estilos também. Eu gostaria até de dizer que o Rashid tem tanta influência na minha vida, que todos os meus projetos carregam traços dele.

Bronks Ronin: as pessoas à nossa volta são muito importantes, tanto que acredito que sem eles eu já teria desistido. Quantas vezes não cheguei para eles inclusive pro Lobo e falei que iria parar de fazer RAP? Ele na hora me ligou e me deu uns “puxões de orelha” kk.

Sem dúvida alguma precisamos de companhias que vão estar lá nos apoiando, quando pensarmos em desistir daquilo que nós tanto sonhamos em conquistar. Às vezes falta tão pouco para gente chegar a um resultado satisfatório, que por não saber disso, acabamos permitindo que nossa mente desista de lutar. E é justamente nessa hora que corremos atrás de alguém de confiança para contar a decisão, e quando terminamos de contar, acabamos tomando um belo de “uns puxões de orelha” transformando aquela nossa angustia em fogo ardente — combustível para seguir a diante.

Para finalizar, qual recado que vocês gostariam de deixar para o pessoal?

Lobo Samurai: Tenham verdadeiras amizades, amor na sua família de sangue ou não, tenham fé em tudo que forem fazer. E sigam no caminho do bem, façam suas escolhas com inteligência.
O resultado às vezes não vem no momento, mas quando vem é só progresso. Luz para todos. Do Lobo Samurai.
E em breve tem um projeto grande vindo por aí ☯🐺

Bronks Ronin: queria mandar um salve pra minha família, e agradecer a todos que estiveram ao meu lado, foi muito importante geral que nos apoiou, e um salve pra vocês também que nos concederam a oportunidade de falarmos mais sobre nós.
Vida longa e muita luz 🙌🏻

Instagram Lobo Samurai: https://www.instagram.com/cod.lobosamurai
Instagram Bronks Ronin: https://www.instagram.com/bronks_011/

--

--