20 segundos

Hanna Veras
O Centro
Published in
2 min readMay 11, 2017

Um dia antes de começar a trabalhar, aquele embrulho na barriga. Aquele aperto no peito.

E se não gostarem de mim?

E se eu não conseguir fazer nada?

E se eu me descobrir, de repente, meio burra?

E se eu só errar? E nunca acertar?

Um misto de ansiedade, mas sobretudo, medo. Aquele medo que é meu velho amigo, em diversas situações.

Geralmente ele aparece em primeiras vezes. Primeira vez em um colégio, primeiro dia na faculdade, primeiro encontro com aquela pessoa especial, primeira vez apresentando um artigo científico em algum evento, primeira noite de amor.

Todas essas e muitas outras situações me dão aquela ânsia, aquele temor, “faço ou não faço?”, “vou ou não vou?”.

Não vou.

Vou.

E assim fico nessa imensa bolha de sentimentos que tanto me amedrontam de alguma forma. No final de tudo, não consigo falar de medo sem falar de coragem.

Tem um filme em que em certo momento o protagonista diz:

“Sabe, às vezes, tudo o que você precisa é de 20 segundos de coragem extrema. Sério, 20 segundos de bravura vergonhosa. E eu prometo que algo ótimo vai acontecer.”

E é a mais pura verdade! Como deixar de fazer algo por medo e perder tantas situações que nos trariam bagagem pra caminhar nessa vida? Aprendizados e, talvez, até aquela vergonha em que a gente diz que “nunca mais farei isso!”.

Algumas vezes não dá certo: mesmo com nossos segundos de coragem, as coisas não saem do jeito que gostaríamos.

Mas por que não tentar? A vida não é errar um bilhão de vezes e finalmente acertar algumas delas? Em todas essas primeiras vezes que me fizeram perder o sono por medo, eu fui. Eu fiz. E não me arrependo. Vencer o medo de viver é algo inexplicável.

Use seus 20 segundos de coragem.

É sério, eu sei que algo bom vai acontecer.

--

--

Hanna Veras
O Centro

“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.” Cearense, aprendendo um pouco mais sobre si mesma a cada dia.