Bem-vindo ao Centro

Aqui, vemos todos os lados

Muitas são as discussões em mesas de bar que terminam com aquele clima meio leve, meio pesado, de duas ou três opiniões diferentes se chocando umas com as outras.

Você sabe como é, você já passou por isso.

“Eu acho que isso”;
“Ah, mas a verdade é aquela”;
“Não, porque o certo é assim”.

E por aí vai. Independente do tema: política, economia, cinema, literatura, cotidiano.

Esses choques criam faíscas e, então, em meio às vozes sobrepostas, sobe aquele calor que vem do fundo do peito, um calor causado por um tipo engraçado de constrangimento. Mas, na verdade, ele é apenas o efeito da quebra da barreira do conforto social.

Você agora está sendo contrariado; você está abraçando uma ideia nova; você está tentando quebrar uma barreira no outro; você está mudando algo e deixando-se ser mudado também.

Esse é o poder de uma boa discussão. No momento em que nos acostumamos com a ideia de ver o mundo pelos olhos do outro e, acima disso, com a ideia de mudar nossa visão do mundo, esse calor se torna empolgante.

A discussão se torna uma prática prazerosa e, de repente, você se encontra ansiando por uma repleta de argumentos concretos, ideias criativas, opiniões fortes e relatos pessoais. O pacote completo.

O Centro surge para disseminar esse calor e mantê-lo aceso.

Imagine o Centro como um local físico. Você pode ficar à vontade conosco. Daqui, queremos ver todos os cantos, todas as ideias, todas as opiniões. Tudo que gira ao redor.

Abra os seus olhos. Aqui, vemos todos os lados.

Bem-vindo.


EDITORIAL

O Centro é uma publicação livre.

Traremos crônicas, textos opinativos, argumentativos e de relatos pessoais de cada escritor que participa. As opiniões e análises são pessoais: O Centro serve como uma janela para que o leitor possa consumir diferentes pontos de vista sobre determinados temas, os quais acreditamos serem relevantes.

Prezamos por relatos pessoais, argumentos bem pontuados, criatividade e, acima de tudo, boa escrita.

TEMAS

Os temas são o guia do Centro. A cada quinzena, um novo tema será proposto para nortear a produção dos escritores.

E isso é importante: não queremos que o tema seja um limitador. Queremos que seja apenas um norteador. Um caminho comum que instigue a produção livre e criativa.

Um pequeno exemplo seria dizer que o tema de uma determinada quinzena seja “Criminalidade”. O escritor tem liberdade para interpretar e dissertar sobre o tema como quiser:

  • O impacto de uma determinada política pública nos índices de criminalidade;
  • As vantagens e/ou problemas da posse de armas;
  • A influência do Poderoso Chefão na cultura pop;
  • O “crime” que é a demolição de uma biblioteca para a construção de um estacionamento. Ou o contrário.

Dessa forma, o leitor será imerso no universo do tema proposto. Ao longo da quinzena, os textos serão publicados a cada dia, visando a valorização da produção individual.

QUER SER PUBLICADO PELO CENTRO?

Se você se sentiu à vontade no Centro, gosta do Medium e, acima de tudo, ama escrever, então seria um prazer ter você aqui produzindo conosco. Escreva para bemvindoaocentro@gmail.com e nos conte sobre suas ideias.